Linda Brasil defende comerciantes da Cinelândia: “tem que ter alternativa”

por Anderson Muniz, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 22/02/2021 12h10, última modificação 22/02/2021 15h06
Linda Brasil defende comerciantes da Cinelândia: “tem que ter alternativa”

Assessoria da parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 22, a vereadora Linda Brasil (PSOL) acompanhou o protesto e a reunião das e dos comerciantes da Praia da Cinelândia notificados(as), na última sexta-feira, 19, por meio de uma ação extrajudicial da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em que estabelece o prazo de 72 horas para a retirada de todos os seus equipamentos e pertences. A medida foi provocada por abertura de procedimento no Ministério Público Federal (MPF) e recomendações da Superintendência de Patrimônio da União (SPU).
Para Linda Brasil, a administração municipal não oferece alternativas para que as e os comerciantes continuem garantindo geração de emprego e renda para as mais de 150 famílias diretamente ligadas ao comércio no local. “Quando há conflito na garantia de direitos, a Prefeitura precisa atuar para garantir uma proposta de mediação. Não dá "para" simplesmente despejar essas famílias que estão se virando do jeito que podem para garantir o pão de cada dia, principalmente, nesse momento de pandemia, em que a gente sabe que muito pouco foi feito para assegurar o funcionamento dos pequenos comércios”, afirma.

A vereadora foi até a Cinelândia para acompanhar a situação de perto. “Eu estive lá no final de semana, acompanhei a angústia daquelas pessoas. Conversei com uma senhora que não conseguia mais dormir e estava aflita. Ela tem muitos anos que trabalha na praia com o esposo e os filhos, sobrevivem do trabalho, na barraca, e está muito aflita e preocupada sem saber como irá sobreviver, caso seja retirada da praia. Hoje, retorno aqui porque sei que é muito urgente nos esforçarmos para que não aconteça um despejo ou uma expulsão destas pessoas sem oferecer alternativas. Afinal, o próprio poder público deixou que elas se instalassem ali”, disse.

“Além disso tudo, percebemos uma movimentação que nos lembra uma certa tentativa de higienização social, como se o contato com pessoas de classes econômicas menos favorecidas e minorias não devesse ocorrer. Sabemos que algumas pessoas que moram nas redondezas acionaram o poder público por estarem incomodadas porque o lugar está sendo um espaço alternativo acessível a toda a população de Aracaju”, denuncia Linda Brasil.
Ainda durante a manhã, uma boa notícia: a comerciante Thaynara Santana obteve liminar favorável na Justiça para permanecer com suas atividades na faixa de areia, fortalecendo a mobilização para evitar a retirada das demais barracas. Com base nesta sinalização favorável, está sendo feita uma Ação Coletiva contra a decisão da Emsurb.
A mandata da vereadora está acompanhando a movimentação das e dos comerciantes e se coloca como parceira para fortalecer essa luta de resistência na Praia da Cinelândia