Linda Brasil cobra prioridade de vacinação para população com HIV/AIDS
Em sintonia com os movimentos sociais, Linda no início da Mandata realizou uma indicação pedindo que alguns grupos fossem incluídos nesta primeira fase de vacinação.
Com a conquista dos movimentos sociais, em âmbito nacional, devido à inclusão das pessoas vivendo com HIV (PVHIV), maiores de 18 anos e com contagem de linfócitos T CD4 £ 350 células/mm3 no grupo prioritário na 2ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, a vereadora Linda Brasil (PSOL) retoma a cobrança ao Executivo, expressa em sua Indicação 105/2021, a qual versa sobre a inclusão de pessoas convivendo com HIV/AIDS no Plano de Vacinação.
O grupo será incluso na 2ª edição que atenderá aos(às) adultos(as) com comorbidades. Esse grupo atenderá às pessoas com HV/AIDS, diabéticos, cardiopatias, fibrose cística, hipertensão, síndrome de Down e outros. Esse público tem aproximadamente 18 milhões de pessoas.
“O documento aponta a inclusão de pessoas que vivem com HIV/AIDS e outros quadros de imunossupressão, com acompanhamento médico (de acordo com a vacina e seus quadros clínicos), pessoas com diversas aflições de saúde, em situação de rua, profissionais do sexo, taxistas, trabalhadores(as) de aplicativos, a exemplo dos(as) motoristas e entregadores(as) considerados trabalhadores(as) essenciais durante a pandemia, além de incluir povos e comunidades tradicionais e de ocupações urbanas.”, explicou a parlamentar.