Linda Brasil cobra melhorias na educação em audiência pública sobre aulas presenciais pós-pandemia

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 30/10/2024 15h28
Linda Brasil cobra melhorias na educação em audiência pública sobre aulas presenciais pós-pandemia

Foto: Assessoria da parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju, realizou nesta sexta-feira, 08, Audiência Pública para debater o retorno às aulas presenciais pós-pandemia, promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A vereadora Linda Brasil (PSOL), esteve presente, juntamente com outras/os parlamentares, sindicatos, secretaria municipal de educação, secretaria municipal de saúde, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.

Sandra Maria, representante do Sindipema, apontou questões graves na educação do município, a educadora relatou que tem uma falta, por conta do déficit, de professores na rede, e 2022 iniciou com ausência de professores nas unidades de ensino. Problemas estruturais também foram levantados, como a insuficiência de banheiros nas escolas, segundo Sandra Maria, tem escolas com apenas um banheiro funcionando, ventiladores deteriorados, mobiliários inadequados e que geram riscos a integridade física das crianças. “Esses são problemas que antecedem a pandemia, são problemas que vem se acumulando e que a política de educação do município de Aracaju não está dando conta de resolver”, afirmou.

A vereadora Linda Brasil retomou a situação ainda é preocupante, uma vez que as crianças de 0 a 4 anos não foram imunizadas, e as demais ainda estão no processo de completar o esquema vacinal.

“Ainda temos um grande índice de crianças infectadas, ainda mais nesse período, estamos vendo um crescimento do número de internadas, subiu para 19,8%, muitas com a Síndrome Respiratória Aguda Grave”, acentuou.

Para ela, além disso, é fundamental sanar os problemas antigos já identificados, para que as/os estudantes não continuem prejudicadas/os A parlamentar ainda abordou outros pontos que estão em desalinho para uma melhoria na educação municipal. “Entre as gravidades, a questão da farda também me chamou atenção, não tem identificação da escola, só o símbolo da prefeitura municipal, a identificação na farda é muito importante, para o alune se sentir partícipe daquela comunidade escolar. Outro problema é o GIER, esse sistema que é muito caro e não tem funcionalidade”, colocou Linda.

Verônica Passos, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, colocou que entre os problemas diagnosticados na pandemia estão: a evasão escolar, déficit educacional e outros. Ela aponta que é necessário comprometimento do legislativo, judiciário, executivo e sociedade civil para resolver o problema, que vai desde falta de estrutura até desvalorização dos profissionais.

“Quando a gente vai se afastando do centro e indo para a periferia notamos que as escolas estão abandonadas, é preciso enxergar essa realidade, enfrentarmos a realidade de mãos dadas”, enfatizou.

Por fim, as falas e posicionamentos ao longo da audiência direcionaram para a necessidade de um trabalho coletivo para melhorar o cenário educacional de Aracaju, portanto, os poderes e órgãos responsáveis precisam investir nessa estruturação.