Linda Brasil cobra demandas da assistência social do município
Na manhã desta quinta-feira, 20, a vereadora Linda Brasil (PSOL) informou, no pequeno expediente, sobre a reunião com o Sindicato dos Guardas Municipais, a categoria que reivindica plano de carreira, EPI's adequados e aumento do efetivo.
“Nós discutimos sobre o aumento do efetivo. O Sindicato informou que o ideal para Aracaju seria um efetivo de 1.300, mas atualmente estão trabalhando apenas uma média de 400 guardas”, explicou.
Ainda na sessão, a vereadora relatou sobre a reunião com a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos. Linda expôs as demandas como a reforma do Complexo Centro Social Urbano, no José Conrado de Araújo, onde funciona o CRAS, Creas, creche e UBS. “A estrutura está deteriorada, parece que não existe um interesse público em dar uma reformada no local.
Outra questão que é um problema muito grave é o de abandono de gatos lá, o que acaba prejudicando os animais e usuários do espaço por não ter uma assistência devida.”.
A parlamentar ainda acrescentou que entre as pautas foi discutida a possibilidade de implementar hortas comunitárias e farmácias vivas. “A horta comunitária pode ser implementada nos espaços públicos, não só da Assistência Social, mas de responsabilidade de outras Secretarias, com o intuito de contribuir para o enfrentamento à fome, uma vez que as comunidades teriam acesso de forma livre a estes cultivos, e as farmácias vivas que já são previstas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e, desde 2013, mais de 2.000 Unidades Básicas de Saúde desenvolvem a fitoterapia.”, reforçou.
Linda comunicou que a conversa foi muito boa e produtiva e que a secretária informou que o prefeito irá autorizar o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a mulher. “Este Plano foi objeto de nossa audiência pública no mês de março e é de fundamental importância para nossa cidade”, disse.
Linda ainda retomou a importância de se cobrar que as lactantes entrem no Plano de Vacinação, a demanda também foi trazida pela Associação das Doulas de Aracaju.
“Elas reivindicam que a Secretaria Municipal de Saúde coloque em prioridade, no Plano de Vacinação, as lactantes, que são as mulheres que estão amamentando. Porque, além de proteger as lactantes, as mães, também estão protegendo os filhos através da amamentação. É uma forma de incentivar o aleitamento materno que é tão importante.”, asseverou.
Por fim, a vereadora alertou para o aumento dos dados de mortalidade da Covid-19, que sobem assustadoramente. “Em Sergipe, já são 4.802 mil vidas perdidas. Em Aracaju, já são 1.947 óbitos, quase 2.000 pessoas que morreram em nosso município. É importante que as campanhas não passem uma falsa sensação de segurança, e sim reforçar que mesmo vacinadas/os precisamos nos prevenir”, advertiu.