Linda Brasil cobra compromisso da prefeitura com a categoria das/dos agentes de saúde

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 15h20
Linda Brasil cobra compromisso da prefeitura com a categoria das/dos agentes de saúde

Foto: Gilton Rosas

Na manhã da quinta-feira, 21, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o Grande Expediente onde relatou uma denúncia feita por agentes de saúde, que a prefeitura quer pagar o piso à categoria de forma arbitrária. “Mais uma vez sem diálogo com as/os trabalhadoras/es, e de uma forma errada, a prefeitura quer pagar a categoria na forma de complemento e não na carreira, pela base. Esse é um direito dos agentes de saúde, e que já é respeitado em outros municípios, que pagam o reajuste pela base. Então ficamos indignados com essa postura arbitrária e sem diálogo com as trabalhadoras e trabalhadores, mas a categoria vai resistir, e vocês terão o meu total apoio e empenho nessa luta”, explanou.

Uma outra preocupação trazida pela parlamentar é o aumento de casos de Dengue na cidade. Três bairros periféricos em Aracaju estão classificados como alto risco de surto ou epidemia de Dengue. São eles: Palestina, Porto Dantas, Santos Dumont.

“Esses dados foram divulgados ontem pela pela Secretaria Municipal de Saúde, durante uma coletiva de imprensa. É preciso intensificar as ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito aedes aegypty”, explicou.

Campanha Defensoria Pública 

Na ocasião, Linda divulgou uma campanha da Defensoria Pública do Estado de Sergipe que evidencia a hipocrisia da sociedade patriarcal que pune as mulheres que abortam, mas absolvem homens que abandonam os filhos.

“A campanha Ser Pai é Legal, vai realizar um mutirão para promover o reconhecimento de inúmeras crianças que não tem o nome do pai no registro. Os cartórios brasileiros registraram, no início deste ano, o maior número de recém-nascidos identificados somente com o nome da mãe. De janeiro a abril de 2022, foram registrados 56,9 mil bebês por mães solo, o maior número em comparação com o mesmo período de anos anteriores”, informou.

O mutirão será realizado no dia 20 de agosto, das 8h às 13h na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobra, nº 1436, Bairro Jardins.

 Em aparte ao vereador Ricardo Marques, a vereadora refletiu a importância de uma mudança do modelo político vigente. “Uma das razões que me motivou a entrar na política foi perceber o quanto esse modelo de política institucional, que é resultado de políticos, de coronéis que sempre dominaram a política e que muitas vezes estão no poder, querem o poder para os seus interesses pessoais e não para ajudar a população”, frisou.

A educadora ainda pontuou que o parlamento, como um dos três poderes do país, acaba não conseguindo realizar a sua função como deveria, porque é codependente do executivo, então, o desafio é a autonomia desse poder para que de fato possa contribuir para dirimir as desigualdades da população.

“Tem pesquisas mostrando que durante a pandemia, os mais ricos lucraram, enquanto a população mais pobre ficou mais pobre, é preciso taxar as grandes fortunas, o Brasil é um país rico, Sergipe é um estado rico, então essas desigualdades sociais são tão grandes que geram a miséria, a pobreza e a fome, então parabéns vereador Ricardo por essas reflexões”, concluiu.