Linda Brasil celebra o Dia do Estudante e as trajetórias de luta no país
Nesta quarta-feira, 11, é comemorado o Dia da/do Estudante. Uma data que é fruto das histórias lutas estudantis em defesa da democracia e da educação pública, gratuita e de qualidade, e que neste ano marca também os 84 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE). A vereadora Linda Brasil (PSOL) parabenizou os estudantes do país que foram fundamentais nas lutas pelas transformações na sociedade.
“Parabenizo a União Sergipana das/dos Estudantes Secundaristas (USES), o DCE da Universidade Federal de Sergipe e todos os grêmios estudantis, centros acadêmicos e os coletivos do movimento estudantil que hoje estão realizando mobilizações em todo o país, contra os cortes na Educação que impedem o avanço do ensino, da pesquisa e da extensão. ”, ressaltou.
Nesse momento crítico que o Brasil vivencia, de ataque às universidades e a ciência, iniciada no Governo Bolsonaro, é muito importante rememorar a importância das lutas dentro das universidades e unidades de ensino. Os cortes nos orçamentos da Educação impactaram profundamente o funcionamento das universidades, como o corte de 30% nas verbas de custeio motivadas por questões ideológicas.
“O movimento estudantil foi fundamental tanto na resistência ao regime militar, quanto no processo de redemocratização do país, pautando a liberdade e os direitos humanos. Os estudantes organizados nos movimentos sociais estiveram à frente de importantes reivindicações, tais como a luta pela gratuidade do transporte público, o acesso à cultura, a luta pela moradia e por uma educação pública e de qualidade. Ainda hoje, a luta estudantil é fundamental para derrotar o projeto fascista e elitista retratado na política excludente do governo federal. Como ficou evidente na falas do ministro da Educação Milton Ribeiro, que recentemente disse que as universidades devem ser para poucos.”, enfatizou.
A parlamentar destacou que a auto organização das/dos estudantes tem um papel muito importante na defesa da democracia. “Precisamos urgentemente lutar pela educação pública de qualidade para todas, todos e todes e por vida, pão, vacina e justiça social. Viva o movimento estudantil!”, afirmou Linda.