Licitação do transporte público de Aracaju foi o tema da Live do Parlamento Digital
A licitação do transporte público de Aracaju foi o tema da Live do Parlamento Digital, através do Instagram oficial da Câmara Municipal de Aracaju, na noite da última terça-feira, 5. O bate-papo teve como convidado vereador Ricardo Marques (Cidadania) e tendo como debatedores os jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade.
O parlamentar tem usado seu mandato para ouvir e denunciar as irregularidades do transporte público, apresentando Moções de Apelo, Indicações e visitas constantes aos terminais de integrações. Ao iniciar sua fala, Ricardo pontuou sobre os principais problemas do sistema.
“Já estamos no século 21, onde estamos falando transporte por drones, e em Aracaju ainda não existe licitação do transporte público. Agora estamos passando pelo pior momento, com ônibus totalmente sucateados, com mais de 20 anos de uso, que estão deixando a população na mão”, frisou o vereador.
Provocado sobre o passo a passo para a licitação, Ricardo explicou. “Sei que o processo não é fácil, que é demorado, mais precisa ser iniciado. Em Aracaju temos empresas que não estão conseguindo prestar o serviço de forma satisfatória. Muitas empresas que estão rodando aí, estão prestando um serviço muito aquém do que a população merece”.
O jornalista Vinicius Andrade perguntou sobre a viagem que o parlamentar fez para Maceió, junto com a Comissão de Transporte da Câmara, para conhecer o sistema da capital alagoana. “Me lembro que na década de 90, onde técnicos de Maceió vieram para Aracaju conhecer o sistema de integração e hoje o transporte de lá se desenvolveu. Tudo isso que estamos passando, Maceió também passou, só que houve boa vontade e todos se uniram e lá fluiu. Nosso intuito foi conhecer as etapas e trazer o modelo implantado lá, será um exemplo que será adaptado a nossa realidade”, frisou Ricardo.
O parlamentar prosseguiu a explicação. “A gente pode não sofrer o que eles passaram. Lá teve um interventor, porque nada fluía. A promotora me relatou que a licitação passou por três gestões, iniciou com o ex-prefeito Cícero Almeida, depois passou pelo Rui Palmeira, quem realmente fez a licitação e o atual prefeito JHC deu continuidade. Lá existe superlotação, mas não tem ônibus sucateados, os veículos lá possuem idade máxima de cinco anos”.
O vereador continuou. “Em Maceió existe passe livre para estudante, a passagem é meia no dia de domingo. O sindicato informou que o próximo passo serão ônibus com ar-condicionado, em comum acordo com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. A licitação de Maceió quem venceu foram empresas da própria cidade. Aqui temos empresas com mais de 30 anos e que não conseguem mais dar continuidade aos serviços, precisam ser trocadas”.
Sobre o novo terminal de integração, o vereador destacou. “O terminal ficou lindo, mas, infelizmente temos duas pistas sem funcionar, os passageiros ficam de um lado para o outro procurando onde fica o local de parada e os ônibus quebram constantemente e necessitam serem substituídos”, informou.
Sobre o funcionamento do sistema de transporte de Maceió, Ricardo destacou. “O presidente da Câmara de Maceió explicou que lá houve um tempo de adaptação da população para começar a usar a bilhetagem eletrônica, também é possível pagar no cartão de crédito e os veículos possuem wifi. Hoje uma senhora me informou que foi obrigada a descer do ônibus porque ela estava somente com dinheiro e eles não recebem mais. Isso é um absurdo e tenho certeza que o prefeito não sabe desses ocorridos”, finalizou.