Libras: Emília ressalta a importância da Língua Brasileira de Sinais
por Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
24/04/2024 09h54,
última modificação
04/11/2024 17h20
Conhecida como um aspecto importante na comunicação de surdos e ouvintes, que também está relacionada com a inclusão na sociedade, na data que marca o Dia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa(PL) usou suas redes sociais para ressaltar a importância dessa ferramenta de inclusão social na sociedade.
Libras é o conjunto de formas gestuais utilizado por pessoas surdas para sua comunicação. Diferente do Português, que é uma língua com modalidade oral-auditiva, a Libras é uma língua visual-espacial.
“É urgente a necessidade de termos, de fato, uma cidade mais inclusiva, humanizada. Essas pessoas também precisam ser ouvidas, terem seus problemas solucionados o que é, na mais, que dever dos gestores. Existem leis para isso. Já vivem com certas privações. A Libras, por exemplo, é algo que todos deveriam ter acesso, trata-se de uma ferramenta importantíssima, mas dependem da difusão desse conhecimento. Só teremos comunicação efetiva quando qualquer cidadão também for capaz de se comunicar com as pessoas surdas por meio da libras” explicou.
Emília também se comprometeu, caso chegue ao Executivo, propiciar políticas públicas para essa classe importante e significativa da população.
“Mais que celebração. A luta dessa comunidade para ter reconhecidos os próprios direitos foi extensa e merece todo o respeito. A regulamentação da educação bilíngue, para pessoas surdas, por exemplo, foi uma grande vitória e um marco para a diminuição do preconceito e da desigualdade. É dessa forma que pensamos e queremos concretizar. Propondo diversas iniciativas, divulgando e ensinando a língua brasileira de sinais, com o objetivo de promover a inclusão e a acessibilidade desse público”, argumentou.