Lei que cria Dia Municipal do Agente de Trânsito, de autoria de Fábio, é sancionada

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/09/2017 12h00, última modificação 05/09/2017 15h47
Lei que cria Dia Municipal do Agente de Trânsito, de autoria de Fábio, é sancionada

Gilton Rosas

Já está em vigor em Aracaju a Lei Ordinária nº 4.924/2017, de autoria do vereador Fábio Meireles (PPS), que institui o Dia Municipal do Agente de Trânsito. A nova legislação, inserida no calendário oficial de eventos da cidade e que terá como data anual o dia 23 de maio, foi sancionada no último dia 1º de setembro, pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), e publicada no Diário Oficial do Município.

De acordo com o vereador, a nova Lei fortalece a categoria que, para ele, tem atuado com responsabilidade pelo desenvolvimento da mobilidade pública da capital. “É uma justiça que fazemos a esses trabalhadores que se expõem diariamente para cumprir a Lei, mas muitas vezes são mal interpretados”, justificou Fábio, ressaltando que a data escolhida considerou o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes e promoção de um trânsito mais seguro.

Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju (Sindatran), Fábio Bulandeira, a instituição do marco comemorativo é uma grande conquista para os mais de 230 profissionais que atuam na capital. “Pela primeira vez, esses agentes terão um dia em sua homenagem, isso valoriza muito a categoria e faz com que ela seja lembrada pela população aracajuana. Isso não seria possível se não fosse uma ideia abraçada pelo vereador Fábio Meireles. A categoria é muito grata a ele por esse reconhecimento”, disse.

Valorização

Ainda conforme Meireles, seu próximo compromisso é fazer a interlocução com a gestão municipal para viabilizar a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria, a partir de uma reivindicação feita por representantes dos próprios agentes. “Esse Plano de Cargos vai estruturar a carreira dos agentes de mobilidade, incentivando-os à qualificação”, afirmou o vereador, acrescentando que já existe um parecer técnico sobre a proposta. A categoria luta por essa demanda desde 2004 e Fábio espera que o prefeito Edvaldo Nogueira seja sensível ao pleito.