Legalização das Cooperativas da Zona Sul é tema de Tribuna Livre

por Fernanda Sales — publicado 28/05/2019 12h45, última modificação 28/05/2019 12h45
Legalização das Cooperativas da Zona Sul é tema de Tribuna Livre

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 28, foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Tribuna Livre para discutir a Legalização das Cooperativas da Zona Sul. O orador da Tribuna foi o presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos e de Passageiros e Fretamento da Zona de Expansão (Cooptaze), José Walliston Leite Silva, que pediu a colaboração dos parlamentares para auxiliar na legalização do transporte.

“Os senhores vereadores estão representando os cidadãos aracajuanos que acreditaram em vocês, mas o poder público está falhando muito com a população. Quantos dos senhores recebem em seus escritórios pessoas pedindo emprego? Os motoristas de transporte do interior fazem táxi de fretamento, baseados na lei 12.587, essa lei é um caminho para que se resolva o problema das cooperativas, que poderia ser discutida pelos vereadores para aprovar em Aracaju. O prefeito precisa melhorar a qualidade de vida no nosso povo aracajuano. É pela segunda vez que estamos aqui, pedindo apoio para legalizar a cooperativa. Muitos estão sofrendo, com carros apreendidos, com suas famílias passando fome sem ter nenhuma renda. A fome é cruel e nós só queremos trabalhar”, enfatizou o presidente.

José Walliston pediu que os vereadores conversem com o prefeito sobre o assunto. “Perguntem a ele, o que é que falta para legalizarem as cooperativas da zona sul? Discutam com o prefeito para que ele estenda as mãos aos pais de família dessas cooperativas. Espero que Deus toque nos corações do prefeito e de cada um dos gigantes que estão aí fora. Um homem trabalhador é um homem digno. Nós só estamos pedindo para ficarmos regularizados para que possamos trabalhar e pagar nossas contas, nossa água, nossa energia”, frisou o orador, agradecendo a vereadora Emília Corrêa (Patriota) por atender ao pedido da Cooperativa.

Apartes

Para o vereador Camilo Lula (PT), essa deve ser uma luta da cidade de Aracaju. “Nós temos o grande desafio que é organizar a mobilidade da nossa cidade. Por muito tempo nós não tivemos a legalização das cooperativas com o discurso de quebrar o sistema de transporte, mas hoje os aplicativos de transporte estão instalados e é o que mais vem empregando no mundo. Isso sim pode quebrar o sistema, se não for regulamentado. É preciso fazer um grande debate sobre o tema e fazer o possível para cuidar da mobilidade, já passou da hora de legalizar os transportes alternativos na cidade”, ressaltou.

A parlamentar Emília Corrêa destacou a dificuldade em que esses taxistas estão vivendo. “Infelizmente o prefeito está dificultando essa situação. A zona norte tem o serviço e a zona sul não tem por falta de vontade do prefeito. A população infelizmente não tem a opção de escolher. É irresponsabilidade do Executivo em não resolver esse problema que atinge não só os motoristas da cooperativa, como suas famílias e a população da zona sul que fica desassistida sem o serviço”, salientou.

O vereador Cabo Amintas (PTB) ressaltou que desde o início esteve apoiando essa luta. “Já apoiei manifestações desses motoristas e sei que tem muito vereador nesta Casa que estão do lado do prefeito. Mas garanto que ainda existem alguns vereadores nesta Casa que estão a favor de vocês e sou um deles”.

Segundo Elber Batalha (PSB), Edvaldo prometeu que vai fazer licitação de transporte público , mas, infelizmente, não vê vontade do prefeito em realizar essa legalização. E Américo de Deus (Rede) disse que foram realizadas apreensão de transportes no Marivan e Santa Maria. “Se o serviço já existe, por que agora não pode reconhecer essa categoria? Eles são trabalhadores, pais de famílias, que precisam de trabalho para sobreviver. O transporte já funciona, é só regularizar, todos precisam de espaço para trabalhar. Nós como vereadores precisamos pedir ao prefeito o plano de mobilidade urbana e a legalização da cooperativa. Contem com esse vereador nessa luta”, finalizou Américo.