Kitty vai à Emsurb para alinhar detalhes do recadastramento dos carroceiros

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/05/2018 15h05, última modificação 17/05/2018 15h20
Kitty vai à Emsurb para alinhar detalhes do recadastramento dos carroceiros

Foto: Assessoria do parlamentar

A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve reunida com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luís Roberto, para alinhar os últimos detalhes do recadastramentos das carroças e carroceiros em Aracaju. O processo terá início nessa sexta-feira, 18, no bairro Jardim Esperança, em parceria com Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT). 

O recadastramento contará ainda com a participação de técnicos veterinários da Faculdade Pio Décimo, que avaliarão o estado de saúde dos animais utilizados pelos carroceiros na tração das carroças. “O recadastramento desses carroceiros, em si, já representa uma grande vitória, uma vez que desde que iniciei meu trabalho como vereadora venho cobrando da SMTT e Emsurb o cumprimento da lei municipal que obriga o município a fazer o cadastramento desses trabalhadores e a fiscalização das carroças em Aracaju, que não acontecem desde 2010. Conversei bastante com o Luís Roberto sobre vários pontos desse recadastramento e chamei a atenção para a necessidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estar presente nesse processo, como órgão fiscalizador dos maus-tratos contra animais”, coloca Kitty. 

A parlamentar ressalta que os maiores beneficiados com o recadastramento serão os animais que muitas vezes são vítimas de violência praticada pelos próprios carroceiros. “O principal objetivo desse cadastramento é identificar o carroceiro que comete irregularidades com o uso da carroça ou pratica qualquer tipo de violência ou maus-tratos contra os animais que fazem a tração desses veículos. Diariamente recebemos inúmeras denúncias de maus-tratos dessa natureza e o grande problema que enfrentamos é conseguir identificar os responsáveis pelo crime. Com esse cadastro, chegaremos até eles e puniremos à rigor da lei”, comemora Kitty, lembrando que o registro dos carroceiros também servirá para identificar os carroceiros que cometem outros crimes como o uso indevido das carroças. 

“Há ainda a questão ambiental, onde muitos carroceiros fazem o descarte irregular de materiais em áreas impróprias, principalmente os resíduos sólidos da construção civil, afetado diretamente o meio ambiente. Além do crime ambiental, os carroceiros estão infringindo outra lei municipal que os proíbem de fazer o transporte desse tipo de de material nas carroças”, alerta. 

Vale ressaltar que o cadastro dos carroceiros fará parte do projeto, de autoria da vereadora Kitty Lima, que determina o fim gradativo da circulação das carroças na capital, já em trâmite na Câmara. “Esse cadastramento é muito importante também para o projeto do fim gradativo das carroças em Aracaju, porque precisamos saber quantos carroceiros existem na cidade, onde eles moram, que tipo de atividade exercem com as carroças e tantas outras informações que necessitamos coletar para que o fim gradativo das carroças aconteça de maneira eficaz, tanto para a mobilidade urbana da capital, quanto para os carroceiros e suas famílias que serão assistidos pela prefeitura durante essa transição, sem esquecer que o benefício à causa animal é o principal foco desse projeto”, esclarece Kitty.