Kitty Lima participa de debate sobre a mulher contemporânea na CMA

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2017 12h00, última modificação 13/11/2017 11h37
Kitty Lima participa de debate sobre a mulher contemporânea na CMA

Assessoria da parlamentar

Dando seguimento as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora Kitty Lima (Rede) participou nesta sexta-feria, 10, da sessão especial da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), promovida pelo vereador Américo de Deus (Rede), que debateu sobre os Desafios da Mulher Contemporânea.

 



Mãe, esportista, profissional dedicada e grande incentivadora do empoderamento feminino, Kitty Lima aproveitou o encontro para falar um pouco sobre a responsabilidade que carrega em passar diariamente uma mensagem de valorização e de auto-confiança para que as mulheres entendam e lutem pelo seu espaço em uma sociedade que ainda predomina a política do machismo.

"Como uma das representantes feminina da Câmara, tenho a responsabilidade de chamar mais mulheres para esta Casa para debatermos a importância de lutarmos pelo nosso espaço, pela igualdade de direitos, salários e por respeito. Mas para isso, a gente não pode ter medo de sermos rotuladas como feministas. O debate de hoje foi maravilhoso e muito construtivo, porque as mulheres precisam entender que a luta começa por nós. Infelizmente, diante de uma sociedade preconceituosa, a falta de estímulo começa dentro de nós mesmas, por isso é importantíssimo que debates como esse aconteçam nos lugares onde a conscientização precisa ser disseminada, como escolas, centros comunitários e até mesmo naquele bate-papo no banquinho da praça", desabafou a vereadora.

Para o vereador Américo de Deus, o encontro serviu para enaltecer as qualidades femininas e debater sobre os principais desafios enfrentados diariamente pela mulher.

"A mulher precisa de respeito, de valorização, por isso precisamos convocar a população para debater a importância delas na sociedade. Ainda temos muito o que conquistar para de fato comemorarmos a posição justa da mulher na sociedade, apesar dos grandes avanços alcançados", pontuou o vereador.

O responsável pelo encontro lembrou que há muitas barreiras a serem quebradas não somente pelas mulheres, mas também pelos homens.

"A mulher precisa hoje acreditar mais no seu potencial e nós homens precisamos valorizar e dar um tratamento de igual para elas porque, infelizmente, ainda há muito preconceito promovido principalmente por nós contra a mulher. É comprovado que elas ganham menos que nós para assumir o mesmo posto de trabalho e desempenhar a mesma função. Essa é uma realidade vergonhosa e que precisa ser combatida", defende Américo de Deus.

Kitty reforçou ainda que o papel da mulher contemporânea não se limita apenas a educar os filhos e cuidar dos afazeres domésticos, como durante muitos anos foi imposto às mulheres.

"Essa visão está ultrapassada. O homem hoje precisa assumir também sua responsabilidade nas atividades dentro de casa e na criação dos filhos juntamente com nós mulheres, esposas e mães. Lá em casa, por exemplo, eu não deixo ninguém dizer que lugar de mulher é lavando prato, roupa, cozinhando ou sendo aquela que apenas cuida do lar. Podemos ser sim tudo isso se nós quisermos, e não por uma imposição de uma sociedade machista", alertou a vereadora, lembrando que "se adotarmos uma postura para não permitir que o machismo impere, tudo será mais fácil e, com isso, conquistaremos nosso espaço em qualquer área que nos sentirmos aptas para ocupar".

O encontro contou com a participação da secretária geral da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SE, Clarissa França, dos parlamentares Emília Corrêa (PEN), Lucas Aribé (PSB) e Thiaguinho Batalha (PMB), além de integrantes de diversos setores da sociedade.