Kitty Lima discute na SES a criação de comissão em prol dos renais crônicos de Sergipe
Em reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Acrese) e médicos nefrologistas, a vereadora Kitty Lima (Rede), membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), discutiu sobre a situação dos pacientes renais crônicos que têm enfrentado dificuldades no acesso a medicamentos e tratamentos em Sergipe.
Este foi o segundo encontro onde foi discutida a pauta de reivindicação dos pacientes, e a Comissão de Saúde da CMA participou do debate a fim de dar continuidade ao planejamento da implementação de uma comissão que tratará das necessidades dos renais crônicos de todo o estado. “Tratamos, dentre outras coisas, sobre a falta de estrutura e do fluxo ideal para colocação dos acessos através de fistula, por exemplo, e chegamos a algumas conclusões como a ineficiência da atenção básica por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju a esses pacientes, algo muito grave para essas pessoas que precisam de um serviço de qualidade, além da falta de um hospital de retaguarda para os transplantados e em processo de hemodiálise. É uma situação muito delicada que precisa ser vista com muita atenção, mas parece que a prefeitura não está interessada nisso, já que não enviou nenhum representante para esse diálogo”, disse Kitty.
A vereadora lamentou o fato da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não ter designado um representante para participar do encontro, uma vez que o papel do órgão é de grande importância para a eficiência do tratamento ofertado a esses pacientes na atenção básica. “A prefeitura sequer justificou a ausência, um total desrespeito a essas pessoas que já estão em uma situação delicada de saúde. Mais uma vez a administração do prefeito Edvaldo Nogueira mostra que a saúde pública não é prioridade dessa gestão. Diferentemente do município, tanto a Secretaria de Estado da Saúde, quanto os demais colaboradores, assim como a Câmara Municipal de Aracaju e Acrese, estão dispostos a dialogar a fim de resolver esse impasse, e é por isso que estamos aqui, buscando sempre o que é melhor para a população”, pontuou Kitty.
O secretário da SES, Valberto de Oliveira Lima, parabenizou a atuação da Comissão de Saúde da CMA e disse estar confiante na futura comissão que acompanhará de perto a temática. “Hoje a gente deu um pontapé muito importante para a criação de uma comissão para beneficiar os pacientes renais crônicos. Se a gente ficar apenas conversando, sem puxar os órgãos de saúde para esse grupo, a gente não sai do lugar. Foi muito bom poder contar com a presença da Comissão de Saúde da Câmara, representada pelas vereadoras Emília Corrêa e vereadora Kitty Lima, que já esteve conosco em outras oportunidades para sobre essa temática”, comemorou Valberto.