Kitty Lima denuncia problemas no bairro Jabotiana

por Felipe Macéio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 12h30, última modificação 30/08/2017 16h17
Kitty Lima denuncia problemas no bairro Jabotiana

Foto: César Oliveira

A vereadora Kitty Lima (REDE) usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para expor a denúncia dos moradores do bairro Jabotiana de que carroceiros estariam usando um terreno da região para descarte irregular de resíduos da construção civil.

A parlamentar esteve no bairro e verificou in loco o problema que tem incomodado os moradores. No momento da visita, Kitty chegou a flagrar um carroceiro despejando os materiais no local. “Constatei dois graves problemas durante a minha visita ao Jabotiana. O primeiro deles foi ver carroceiros descartando resto de obras em um local impróprio para receber este tipo de material, uma agressão ao meio ambiente. O outro foi o uso de um animal para transportar esses dejetos que possuem um peso absurdo, sem contar que esses animais ficam expostos a situações de risco e maus-tratos”, relatou Kitty.

Em seu discurso, a vereadora reforçou seu pedido ao prefeito Edvaldo Nogueira para que solucione os problemas envolvendo a coleta e o descarte de resíduos na cidade. “Aracaju está um lixo e prova disso são os casos de dengue e leishmaniose que crescem diariamente na cidade, diretamente influenciados pelo acúmulo de lixo descartado de forma irregular. Espero que o prefeito solucione essa situação e eu me coloco à disposição para ajuda-lo nessa missão”, pontuou a parlamentar, que reclamou ainda a demora da Câmara em avaliar um pedido de urgência ao PL 213/2017, de sua autoria, sobre a proibição do uso das carroças para o transporte de resíduos da construção civil. “Já faz quase duas semanas que fiz esse pedido porque precisamos dar um basta nessa situação. Muitas pessoas contratam esses carroceiros de forma irresponsável, mas na verdade quem deveria fazer a coleta desses resíduos e destiná-los a um local apropriado era a Prefeitura de Aracaju. Usar carroças para este tipo de transporte deixa a cidade suja e ainda atrapalha a mobilidade urbana da nossa cidade. Vou apelar mais uma vez à sensibilidade da gestão municipal para que a gente consiga aprovar e sancionar esse projeto para que assim a SMTT possa fiscalizar e coibir situações como essa que ocorre no Jabotiana”, disse a parlamentar.

Infraestrutura

Outro problema apresentado por Kitty Lima aos demais vereadores foi a situação da rua Humberto Guimarães, no bairro Jabotiana, que apresenta sérios problemas de infraestrutura.

Além dos inúmeros buracos na via, o mau cheiro proveniente do esgoto que corre à céu aberto no local tem incomodado moradores e comerciantes da região. “Os donos de restaurante são os que mais sofrem porque têm perdido clientes. Recebi mais uma vez esse pedido de socorro para que eu intermediasse junto à prefeitura uma solução para o problema. No mesmo dia entrei em contato com o diretor-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, para que essa demanda seja atendida”, disse.

Kitty já havia solicitado o recapeamento da via à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), pedido que foi atendido à época. “O serviço, infelizmente, foi mal feito e voltou a aparecer. Pedi também para que o problema com o esgoto fosse solucionado, mas ele não foi resolvido e tem se agravado. Irei reforçar o pedido a Ferrari para que ambos os problemas sejam resolvidos”, espera Kitty.