Kitty Lima critica aumento da tarifa do transporte público e a postura da SMTT frente ao reajuste
Um dia após o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale, receber do superintendente interino da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Renato Telles, a planilha de custos que baseou o aumento da tarifa do transporte público da Grande Aracaju de R$ 3,50 para R$ 4,00, a vereadora Kitty Lima (Rede) repudiou a decisão tomada unilateralmente pelo prefeito Edvaldo Nogueira que prejudica os usuários do serviço.
A parlamentar lamentou a postura do superintendente em apresentar a planilha à CMA sem tempo hábil para que os vereadores pudessem analisar e questionar os dados do documento, e repudiou a decisão do prefeito Edvaldo Nogueira em aprovar o reajuste que afeta diretamente o bolso do trabalhador. “A gente tinha que ter recebido essa planilha bem antes, isso mostra o desrespeito ao qual essa Casa está sempre sujeita, não existe transparência por parte da Prefeitura de Aracaju. Infelizmente o prefeito Edvaldo Nogueira mostra insensibilidade com a população aracajuana com esse reajuste. Enquanto 42,8% da população do Estado encontra-se em situação de pobreza, o prefeito penaliza ainda mais essa parcela com aumento de 14% da passagem do transporte público, a mais cara do Nordeste”, disse.
Kitty cobrou de Nitinho uma postura diante da insatisfação dela e dos demais vereadores que enxergaram na atitude do prefeito Edvaldo Nogueira uma manobra que acabou prejudicando os usuários do transporte público da Grande Aracaju. “Tenho certeza que o senhor pode fazer alguma coisa porque esse superintendente não respeita os parlamentares e eu estou de saco cheio dessa situação onde a gente tenta dialogar com ele e nunca somos recebidos. Essa planilha foi trazida de última hora e essa Casa não pode achar que está tudo certo e ainda elogiá-lo. Não podemos aceitar isso, Nitinho, e peço que Vossa Excelência intervenha nessa situação”, pediu a vereadora.
A parlamentar revelou ainda que foi procurada por uma usuária que relatou inúmeros problemas vivenciados diariamente pelos passageiros do transporte público ao fazer uso do serviço. “A Leila pediu para que eu dissesse a vocês que os ônibus estão sempre cheios de baratas, com janelas emperradas e vidros sujos, assentos danificados, câmeras de monitoramento quebradas e que os elevadores de acesso dos veículos para cadeirantes estão sempre sem funcionar ou com falta de lubrificação. Isso sem contar os motoristas mal humorados que não param para idosos e cadeirantes nas paradas. Além disso, ela relata que os terminais estão sempre sujos e denuncia a total insegurança que paira rotineiramente devido aos assaltos dentro dos ônibus ou nos terminais de integração. É um conjunto de situações vexatórias para o usuário que agora paga mais caro por um serviço precário, é uma total injustiça com a população”, relatou Kitty, que pediu um posicionamento da CMA quanto ao reajuste.
“Olha o tamanho da lista de problemas e como se pode achar normal o que está acontecendo? A Prefeitura de Aracaju não nos respeita, nunca respeitou e precisamos nos posicionar diante desse aumento abusivo e do desserviço das empresas de transporte público de Aracaju”, finalizou.