Kitty Lima comemora homenagem à Tia Ruth em ala pediátrica oncológica do Huse

por Felipe Maceió, Assessor de Imprensa da parlamentar — publicado 21/11/2018 17h09, última modificação 21/11/2018 17h09
Kitty Lima comemora homenagem à Tia Ruth em ala pediátrica oncológica do Huse

Foto: Gilton Rosas

A notícia de que as novas instalações do internamento pediátrico da oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) levará o nome da fundadora da Associação de Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos), Tia Ruth, foi comemorada pela vereadora Kitty Lima (Rede).

A parlamentar ficou bastante emocionada ao saber que o espaço homenageará uma das maiores referência do voluntariado em prol dos pacientes oncológicos em Sergipe, reforçando que a iniciativa é um reconhecimento aos 37 anos de dedicação de Tia Ruth à causa e também de amor ao próximo.

“A gente recebe essa notícia com uma felicidade imensa, ainda mais por saber que recursos da própria Avosos serão investidos nessa iniciativa para que ela possa se tornar uma realidade para as crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado, uma vez que a prevenção é extremamente importante no combate a essa doença. É uma homenagem merecida e um reconhecimento ao belíssimo trabalho que esta mulher incrível deixou como seu legado”, disse Kitty.

A ala será um espaço exclusivo e humanizado para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer, com previsão para início da obra ainda neste mês de novembro e término em fevereiro de 2019. Para tanto, serão utilizados recursos oriundos da ONG no total de R$ 49.336,13 para a reforma, além da doação de parte do mobiliário do internamento.

“A saúde hoje, não só em Aracaju como também em todo o Estado, está um caos. Nós temos unidades de saúde sem estrutura e com baixo efetivo de médicos e demais profissionais que acaba comprometendo as condições mínimas para o atendimento necessário à população. Em meio a toda essa problemática nós recebemos essa notícia maravilhosa que reconhece o trabalho que Tia Ruth e toda a família Avosos vêm desenvolvendo há muito anos devido à ausência do Estado e do município, que deixam de cumprir com a obrigação de oferecer uma saúde digna à população”, pontuou a vereadora.

Apesar do momento de comemoração, Kitty garantiu que continuará cobrando da gestão municipal maior empenho para assegurar a qualidade dos serviços aos pacientes com câncer em Sergipe.

“Continuaremos com a nossa luta porque sabemos que existe uma falta de atenção da Secretaria Municipal de Saúde quanto a esse assunto, prova disso foi que na prestação de contas da pasta aos vereadores de Aracaju a secretária não compareceu para, principalmente, esclarecer os questionamento dos parlamentares quanto às ações desenvolvidas, e não desenvolvidas, e os números apresentados pela gestão”, concluiu.

A vereadora Kitty Lima é autora da Lei ‘Setembro Dourado’ que instituiu ao município de Aracaju a realização de ações preventivas e de conscientização por meio de campanhas educativas para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no mês de setembro.