Kitty Lima cobra políticas públicas para crianças com microcefalia
Na sessão dessa quinta-feira, 09, a vereadora Kitty lima (Rede) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar políticas públicas para as crianças com microcefalia. O discurso da parlamentar foi inspirado no caso do jovem Matheus, de 11 anos, que possui microcefalia e, como consequência, alguns comprometimentos que precisam de acompanhamento e atenção especial.
“Gostaria de falar sobre a realidade que muitas famílias que possuem crianças com microcefalia em casa enfrentam hoje. Após eu ter conhecido a dura realidade de uma mãe com seu filho de apenas 11 anos que, infelizmente, não consegue sequer andar em decorrência da microcefalia, resolvi pesquisar sobre que tipo de apoio eu poderia sugerir a ela por meio da prefeitura. Para minha surpresa, descobri que o município de Aracaju não fornece nenhuma assistência para essas crianças”, explica Kitty.
A vereadora relatou para os colegas parlamentares que muitos casos semelhantes ao do Matheus ocorrem em famílias de origem humilde, que dependem do poder público para conquistar o mínimo de assistência necessária para o desenvolvimento físico e psicológico dessas crianças.
“Essas famílias sofrem com suas crianças diante dessa desassistência. A mão do Matheus, Dona Ivanildes, por exemplo, precisa carrega-lo nos braços diariamente porque ela não tem condições de comprar uma cadeira de rodas adaptada para ele, e por conta disso acaba sofrendo fortes dores nas costas”, lamenta Kitty, pedindo o apoio dos colegas da Casa.
“Por isso faço um apelo aqui pela colaboração de vocês para que a gente possa brigar pelo direito a uma assistência digna para essas crianças e também para suas famílias. Vamos olhar para quem realmente está precisando de nós e que essa casa seja um instrumento de fé, força e ajuda para aqueles que mais precisam”, reforça a vereadora.