Kitty Lima cobra inclusão do Jabotiana ao Parque do Poxim
por Felipe Máceio - Assessor de Imprensa do parlamentar
—
publicado
29/05/2017 15h45,
última modificação
27/11/2017 11h56
A vereadora Kitty Lima (REDE) participou na última sexta-feira, 26, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), acerca da inclusão do bairro Jabotiana ao Parque Natural Municipal do Poxim, considerado uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
A intenção de ampliação da área de preservação surge em decorrência da expansão imobiliária na região que, segundo moradores, tem sido invadida e agredida por algumas construtoras. "Infelizmente o meio ambiente sofre com a especulação imobiliária que destrói os recursos naturais e afeta o nosso ecossistema. Não podemos permitir que situações como essa se repitam, como já vimos acontecer, pro exemplo, no Parque Ecológico Tramandaí, no bairro Jardins. Por isso a necessidade de incluirmos o Jabotiana na área de preservação do Parque do Poxim", alertou Kitty Lima, lembrando que "hoje todas as obras na região estão interditadas, e nenhuma nova construção pode ser realizada por conta dessa problemática".
O parque, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foi criado em agosto do ano passado, e segundo o secretário da pasta, Augusto César de Mendonça Viana, o bairro Jabotiana pode ser incluído à área de preservação em um futuro próximo. "A Lei que criou o parque estabelece, no seu artigo 10, que outras áreas podem ser acrescidas aos limites oficiais do Parque Natural Municipal do Poxim conforme o interesse difuso e coletivo de proteção ao meio ambiente. Nós estamos dispostos a fazer o que puder ser feito para que isso aconteça, mas para isso existe a questão dos recursos, que nós não disponibilizamos no momento, como todo mundo sabe”, afirmou o secretário, em referência ao pagamento das indenizações para desapropriações na região para aumentar a área do Parque do Poxim.
“A inclusão na área do Parque é uma reivindicação de moradores da Jabotiana, com os quais estive reunido recentemente, e foi o que motivou a realização desta audiência, para que fossem colocados e levados em consideração elementos que justificam esse pleito da comunidade”, pontuou o vereador Iran Barbosa, idealizador pela audiência.