Kitty Lima cobra da Seinfra resposta à denúncia de maus-tratos aos patos da Orla

por Felipe Máceio - Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 07/07/2017 08h35, última modificação 06/12/2017 15h42
Kitty Lima cobra da Seinfra resposta à denúncia de maus-tratos aos patos da Orla

Assessoria do parlamentar

A vereadora Kitty Lima (REDE) esteve na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) para saber acerca do andamento da denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre os supostos maus-tratos aos quais os patos que habitam nos lagos da Orla de Atalaia, sob responsabilidade da pasta, estariam expostos. Na oportunidade, a parlamentar foi informada que a denuncia foi arquivada após ter sido comprovado que os animais estavam sendo devidamente assistidos, afastando assim qualquer hipótese de maus-tratos às aves.

A denúncia do MPE apontava que os animais estavam mutilados e doentes devido à falta de cuidados e má alimentação. Porém, de acordo com informações passadas pela Seinfra ao MPE, a alimentação dos animais ocorre duas vezes ao dia, sempre as 7h e 16h. 

“O que ocorre é que esses patos estão instalados em um local turístico da capital e frequentado por muitas pessoas, que acabam oferecendo pipoca, pedaços de pão e outros alimentos que não são adequados a dieta desses animais, fazendo com que eles se habituem a eles. Dessa forma, há um grande interesse por parte deles a essas comidas, o que acaba levando as pessoas a acreditarem que eles estão famintos, o que não é verdade”, explicou a superintendente executiva da Seinfra, Déborah Cristina Dias.

Sobre as mutilações nos membros dos patos, ainda segundo a superintendente, elas foram ocasionadas pelos peixes da espécie pirambeba, predadores que também viviam nas águas dos lagos e que atacavam as aves, mas eles já retirados do local", esclareceu.

“Os patos são muitos bem tratados e alimentados, porém o que não podemos controlar é a ação da população que oferece alimentos não adequados a esta espécie. Infelizmente eles já se acostumaram com essa prática de receber esses alimentos”, lamenta Déborah.

Kitty questionou também a qualidade da água dos lagos. Segundo a Seinfra, foram coletadas amostras para análises que comprovaram que não há nenhum problema para os animais. “Graças a Deus a situação foi resolvida e esses animais estão devidamente assistidos. O que peço agora é que todos que frequentam esse espaço na Orla sejam fiscalizadores, fiquem atentos aos animais e denunciem qualquer irregularidade à Seinfra ou à Sema [Secretaria Municipal do Meio Ambiente]. Precisamos fazer a nossa parte e assegurar assim o bem-estar e qualidade de vida para os animais”, apelou a vereadora.