Kitty Lima acompanha de perto o início do recadastramento dos carroceiros em Aracaju
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), iniciou o cadastramento dos carroceiros na sexta-feira, 18, na Unidade de Qualificação Profissional do conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa. A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve presente para dialogar com os carroceiros acerca da importância do cadastro e acompanhou de perto cada etapa do processo.
O recadastramento dos carroceiros e das carroças em Aracaju vem sendo cobrado pela vereadora KItty Lima desde que ela assumiu o mandato na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no início do ano passado. Foram diversas reuniões com representantes da Emsurb, SMTT, OAB e demais entidades até conseguir que o cadastramento, previsto pela lei municipal 3.502/2007, fosse colocado, de novo, em prática. “Desde 2010 que esse cadastro não vem sendo feito pela prefeitura, um descumprimento ao que determina a lei. Hoje foi o pontapé inicial para colocarmos um ponto final na impunidade àqueles que cometem crimes contra os animais e ao meio ambiente, como também a outras infrações relacionadas à mobilidade urbana da cidade. Esse é um importante passo para que a gente tenha, futuramente, o fim gradativo das carroças em Aracaju, por isso precisamos saber quantos veículos existem, quem são os carroceiros responsáveis, onde moram e que tipo de atividade exercem”, explicou Kitty.
Na última semana, Kitty se reuniu com o presidente da Emsurb, Luís Roberto, para alinhar os últimos detalhes do cadastramento dos carroceiros. Nesta sexta, ao acompanhar a execução do serviço, em parceria com a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/SE, Renata Mezzarano, a vereadora percebeu alguns problemas que serão levados à Emsurb e SMTT. “Não concordamos com alguns pontos do processo e vamos nos reunir na próxima semana para alinhar melhor o trabalho que será desenvolvido. Um exemplo foi o caso de um cavalo que estava com um problema na pata e que mesmo assim foi liberado para retornar para o Santa Maria com um dos carroceiros, com a promessa de que a Sema [Secretaria Municipal do Meio Ambiente] iria examiná-lo de novo posteriormente. Não é dessa forma que as coisas devem funcionar. A Dra. Renata interveio e conseguiu que o animal fosse encaminhado ao Curral Municipal para ter o tratamento veterinário adequado”, pontuou Kitty, que adiantou que irá se reunir com representantes dos órgãos envolvidos no cadastramento.
“A ideia é reforçar que os animais que forem avaliados pela equipe veterinária e ficar constatado qualquer problema, eles não retornarão com seus tutores para casa, e sim encaminhados ao Curral Municipal para ter o tratamento adequado”, esclareceu.
Durante o cadastramento, Kitty conversou com alguns carroceiros e explicou a importância do cadastro deles junto à prefeitura. A parlamentar esclareceu ainda pontos do Projeto de Lei que determina o fim gradativo da circulação das carroças em Aracaju aos carroceiros, e se disse impressionada com a receptividade dos trabalhadores à proposta. “O que eu achei mais interessante foi que enquanto eu estava conversando com eles sobre o projeto, alguns carroceiros se mostraram bastante entusiasmados com a oportunidade que iremos oferecer para que eles mudem de profissão por meio de cursos profissionalizantes, foi nítido o interesse deles. Fiquei bastante feliz com a reação positiva porque não tenho dúvidas que esse projeto vai trazer mais que qualidade de vida para os animais e promover dignidade e reconhecimento a esses trabalhadores e suas famílias”, comemorou Kitty.