Kitty homenageia médicos veterinários em sessão especial

por Felipe Macéio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/09/2017 14h00, última modificação 11/09/2017 17h16
Kitty homenageia médicos veterinários em sessão especial

Gilton Rosas

A vereadora Kitty Lima (Rede) promoveu nesta segunda-feira, 11, uma sessão especial em comemoração ao Dia do Veterinário, celebrado no último dia 9. O objetivo do encontro foi ressaltar a importância do médico veterinário na sociedade não apenas em relação aos cuidados com os pets, mas, principalmente, seu papel na elaboração de políticas públicas voltadas à causa animal que beneficiam diretamente a saúde pública do município.

A sessão contou com a presença do vereador Américo de Deus (Rede), de representantes da sociedade civil organizada, como o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Rubenval Feitosa, da Comissão de Direito Animal da OAB, Renata Mezzarane e Juliana Rocha, do coordenador do Centro de Controle de Zoonozes, Cassiano Fernandez, além de presidentes de ONGs de proteção animal do município e de médicos veterinários que prestigiaram e fomentaram o debate.

O presidente do CRMV iniciou as palestras expondo que, em Sergipe, existem 1.007 veterinários registrados, além de 510 estabelecimentos, privados e públicos, cadastrados no conselho. “Somos o país com maior número de veterinários e escolas veterinárias em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 140 mil médicos veterinários inscritos no Conselho Nacional de Medicina Veterinária, e possuímos 270 escolas em atuação no país. Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos há apenas 27 escolas”, disse Rubenval.

Segundo ele, neste ano, a entidade já realizou fiscalização em 44 municípios sergipanos, além da capital. “De janeiro até agora já elaboramos 47 termos de fiscalização, 188 autos de infração, 452 termos de constatação e 113 autos de multa. Esses números representam o trabalho atuante de médicos veterinários que compõem o conselho. Quando ingressamos em 2016, mudamos a metodologia até então utilizada, deixando a política da punição como principal atividade e a substituindo pela política de orientação e conscientização”, explicou o presidente do CRMV.

Em seguida, a professora do curso de medicina veterinária, Patrícia de Freitas, revelou que Sergipe ‘formou’ cerca de 660 médicos veterinários, mas por conta da ausência de oferta de cursos de especialização, muitos precisam sair do estado em busca de aperfeiçoamento. “Alguns foram para outros estados, se especializaram, retornaram para cá e hoje possuímos excelentes profissionais ocupando cargos de relevância em diversos setores das gestões públicas e em diversas áreas de atuação da medicina veterinária. Infelizmente nem todos conseguem seguir esse caminho e, por isso, o que nós profissionais mais precisamos hoje aqui em Sergipe são cursos de especialização, a exemplo de programa de residência, mestrado, doutorado que podemos conseguir por meio de parceria”, pontuou a professora.

O vereador Américo de Deus lembrou que a vereadora Kitty Lima realiza um trabalho pioneiro ao trazer para a CMA temas relacionados à causa animal e que, ao contrário do que muito pensam, são discussões e projetos que afetam diretamente a população e o município. “Eu tenho orgulho em dividir esta Casa com uma parlamentar que carrega consigo uma bandeira tão nobre que é a causa animal, que possui uma visão ampla desse assunto que atinge toda a sociedade. Parabéns à vereadora Kitty Lima e parabéns aos veterinários pelo seu dia, por cuidarem tão bem dos nossos animais que são verdadeiros entes da nossa família”, comemorou o vereador.

Já a presidente da Comissão de Direito Animal da OAB, Renata Mezzarane, aproveitou a oportunidade para cobrar dos órgãos competentes um posicionamento em relação ao zoológico do Parque da Cidade. “A situação é degradante. São animais que vivem estressados e em ambientes inadequados. Algumas espécies, inclusive, dividem o mesmo local, o que é inaceitável. Fico feliz em ver representantes do Centro de Zoonozes e do CRMV comprometidos com a causa animal e em sanar os problemas, mas peço para que possamos trabalhar em conjunto para combater situações lamentáveis que ocorrem em todo o estado”, disse Mezzarane, lembrando ainda as precárias situações dos abatedouros e da comercialização da proteína animal em Sergipe.

“São verdadeiros matadouros, e não abatedouros. É preciso fiscalizar esses lugares para verificar de que forma é feito o abate, o manuseio e a comercialização dessa carne que vai para a mesa do cidadão. Vemos aí o alto índice de casos de câncer em todo o mundo, e não é possível desassociar esse processo a incidência da doença”, alertou.

O coordenador do CCZ, que também representou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclareceu que “o Centro de Controle de Zoonozes trabalha para evitar que as doenças se disseminem para a população, é um trabalho preventivo. Para isso precisamos capacitar os profissionais que irão atuar nessa área, mas infelizmente a situação econômica do município não é favorável. No entanto, estamos torcendo para que a realidade melhore e sabemos que isso acontecerá de forma gradativa”.

Com a palavra, a vereadora Kitty Lima parabenizou os médicos veterinários e reforçou a importância desses profissionais para a construção de uma sociedade mais humana e saudável. “Quero que vocês saibam que vocês são fundamentais em nossas vidas, assim como em toda a sociedade. Os animais são criações de Deus, eles precisam de cuidados e eu estou aqui nesta Casa para ser a voz deles. Eu tenho trazido aqui para a Câmara debates sobre a importância do trabalho dos veterinários, principalmente no que se refere à saúde pública. Vocês são agentes fundamentais para o bem-estar não somente dos animais, mas também de toda a sociedade. Parabéns pela dedicação e amor que vocês depositam diariamente no trabalho que exercem”, parabenizou Kitty.