Kitty comemora resultados da FPI e parabeniza órgãos envolvidos nas ações
A vereadora Kitty Lima (Rede) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 6, para parabenizar o Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) pelo importante trabalho desenvolvido de coordenação durante a 4ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe (FPI/SE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
A ação reuniu diversos órgãos que fiscalizaram matadouros e frigoríficos clandestinos, e durante as duas semanas de operação em todo o Estado, os técnicos da equipe fauna apreenderam 1.632 animais silvestres nos nove municípios sergipanos onde atuaram. Os resultados foram comemorados pela parlamentar. “Todos os órgãos envolvidos estão de parabéns. Quando uma iniciativa como mostra um resultado tão positivo como este a gente tem que reconhecer e parabenizar. A sociedade precisa entender que os traficantes de animais silvestres movimentam cerca de US$ 20 mi por ano em todo o mundo, colocando esse comércio ilegal em terceiro lugar no ranking mundial de atividade ilícita”, alertou Kitty.
A parlamentar reforçou ainda a importância do trabalho de conscientização que as equipes realizaram nos municípios em que atuaram. “O primeiro passo para que a gente possa pôr um fim a essa exploração é a sensibilização das pessoas a fim de diminuir a captura, comercialização e manutenção em cativeiro de animais silvestres, e foi isso que as equipes também fizeram durante a FPI. Essa ação mostra que a união é capaz de promover profundas mudanças, e por isso todos os órgãos envolvidos estão de parabéns pelo belo trabalho em prol do meio ambiente e da causa animal”, disse a vereadora.
Durante a FPI/SE, mais de 200 profissionais de 27 instituições promoveram ações em defesa do Rio São Francisco, sendo 16 órgãos federais, nove órgãos estaduais, um órgão municipal e uma instituição da sociedade civil organizada. Confira: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual de Sergipe, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Ministério Público do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju e Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe.