Kitty 'comemora apoio' de Edvaldo Nogueira ao PL do IPTU Verde
No dia seguinte a data alusiva ao meio ambiente, quando cobrou da presidência da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a inserção do PL do IPTU Verde na pauta de votação da Casa, a vereadora Kitty Lima (Rede), em um contundente discurso no Plenário do Legislativo Municipal na quarta-feira, 6, se disse surpresa com a notícia de que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acatou uma indicação do vereador Dr. Gonzaga (MDB) para implementação do IPTU Verde no município.
No texto, durante visita ao gabinete do prefeito, o parlamentar agradeceu o apoio de Edvaldo Nogueira a uma indicação apresentada por ele onde solicita à prefeitura a implantação do IPTU Verde, um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população mediante a adoção de princípios de sustentabilidade em imóveis residenciais.
“Primeiro eu tomei um susto porque se o projeto que está indo para a pauta é do partido Rede, por que o prefeito Edvaldo Nogueira está dialogando com o vereador Dr. Gonzaga como se esse fosse o autor do projeto? Mas depois eu pensei melhor e enxerguei essa situação como positiva para o meu projeto, e como o prefeito já está se mostrando favorável, quando o PL entrar na pauta de votação da Câmara tenho certeza que ele será aprovado porque temos vereadores da base do prefeito e de oposição apoiando a iniciativa”, comemorou Kitty.
O projeto original do IPTU Verde é de autoria do ex-vereador Dr. Emerson (Rede), que foi reformulado e protocolado novamente na CMA por Kitty Lima em junho do ano passado. “Dr. Emerson tentou de todas as formas aprovar esse projeto na Câmara, mas infelizmente não conseguiu apoio suficiente. Fiz questão de pegar esse legado e acrescentar a ele um estudo de impacto já prevendo que podem usar a ausência dessa avaliação como um pretexto para rejeitarem. O projeto já passou por todas as comissões, possui um estudo de impacto completo, mas está parado há muito tempo. O que será que a presidência da Câmara está esperando agora para colocá-lo em pauta?”, questionou Kitty.
Sobre a possibilidade de ter mais esse projeto rejeitado na Casa, a vereadora disse que espera que “não seja levada em consideração a questão pessoal comigo por não ser da base aliada na hora da votação. Infelizmente nesta Casa existe um tratamento diferenciado para os vereadores, isto é, se um vereador não for da base e não faz as coisas que ela quer, os projetos desse vereador serão rejeitados. Estou encarando toda essa situação na certeza que teremos o projeto do IPTU Verde aprovado na Câmara, porque se não for vai ficar comprovado que estão levando as coisas pelo lado pessoal e não em benefício da população”.
Kitty lamentou ainda o fato de tentar há mais de um ano agenda com Edvaldo Nogueira para discutir os projetos em favor da população. “Edvaldo Nogueira recebe frequentemente os parlamentares da base aliada dele na Câmara, enquanto eu e demais colegas da Casa que não fazemos parte desse grupo nunca conseguimos ser recebidos. Eu não quero ser amiga do prefeito, eu quero debater com ele os projetos que são importantes para a população de Aracaju e que são elaborados de forma cuidadosa através de uma equipe jurídica preparada para garantir que eles irão beneficiar o povo”, pontuou Kitty, que cobrou uma explicação do prefeito ao comportamento.
“Eu quero que Edvaldo explique o porquê desse tratamento diferenciado entre os vereadores. Estamos falando aqui, principalmente, sobre respeito porque sou tão vereadora por Aracaju quanto os que integram a base aliada”, disse Kitty.