Kitty alinha com a SMTT solução para problemas detectados durante a 1ª etapa do cadastro dos carroceiros

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 11/06/2018 08h40, última modificação 11/06/2018 12h42

Foto: Assessoria do parlamentar

Com o objetivo de alinhar alguns pontos do processo de cadastramento dos carroceiros e do emplacamento das carroças que circulam pelas ruas da capital, a vereadora Kitty Lima (Rede) esteve na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) para discutir sobre os problemas detectados durante a primeira etapa do processo ocorrida no mês passado, no bairro Inácio Barbosa.

Ao lado da presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB/SE, Renata Mezzarano, Kitty pontuou as falhas ocorridas, principalmente em relação a avaliação médica dos animais, ao diretor-presidente da SMTT, Aristóteles Fernandes.

“Durante a primeira etapa deste trabalho, percebemos alguns problemas que precisam ser sanados para que todo o processo não seja comprometido. Sentamos com Aristóteles e falamos sobre os erros que presenciamos, como por exemplo, a liberação de animais machucados para que retornem com os carroceiros após o cadastro. Esses animais terão que ser recolhidos para o curral municipal para serem tratados e acompanhados por um veterinário para que possam ter um tratamento digno. Não abriremos mão disso e o Aristóteles entendeu nosso posicionamento”, explicou Kitty.

O cadastro dos carroceiros é o pontapé inicial para o projeto de lei de autoria de Kitty Lima que propõe o fim gradativo da circulação de carroças em Aracaju. No mês passado, após muita insistência da parlamentar, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) retomou a atividade e realizou a primeira etapa de cadastro dos carroceiros. A segunda etapa ocorrerá no bairro coroa do meio, com data ainda a ser definida.

“A gente espera que ao concluir todo essa cadastro, tenhamos o número exato de carroceiros para, a partir daí, elaborar as estratégias para o fim gradativos das carroças em Aracaju. Existe a lei municipal nº 3.502/2007 que institui a obrigatoriedade da prefeitura em realizar o cadastro dos carroceiros e o emplacamento das carroças, além do curso de condução para esses trabalhadores, mas nada disso vem sendo cumprindo pela prefeitura desde que esse trabalho foi suspenso em 2010. Estou bastante entusiasmada e feliz com essa retomada, mas ao mesmo tempo precisamos ter a certeza que esse cadastro está sendo feito da forma correta”, reforçou Kitty.