Juvêncio Oliveira: “É preciso criar uma cidade mais acessível”
Considerando a aproximação do Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado todos os anos no dia 21 de setembro, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 13, indicações que visam impulsionar a acessibilidade nos bairros da capital.
“Muitas pessoas acham que a questão da acessibilidade é algo somente voltado para idosos e deficientes, mas, tratar sobre acessibilidade é um assunto que deve ser encarado para a cidade e a sociedade como um todo. Para se construir de fato uma cidade acessível é preciso que algumas barreiras sejam quebradas, principalmente, barreiras arquitetônicas, as de informação, do transporte, sem contar as atitudinais. Precisamos combater a questão do preconceito e da discriminação e fortalecer o quanto antes à luta pela igualdade em todos os sentidos”, destacou Juvêncio Oliveira.
Neste contexto, o parlamentar fez solicitações ao secretário Municipal de Infraestrutura, Antônio Sérgio Ferrari, para que haja uma maior fiscalização nas calçadas do centro de Aracaju, bem como, no bairro São José, pois, após ouvir reclamações da população que circulam nestas regiões, sobre as péssimas condições que as localidades se encontram, o vereador comentou que muitas ruas estão “desniveladas, com buracos e obstáculos dificultando a livre passagem de idosos e das pessoas com dificuldade de locomoção”.
“O que acontece é que as calçadas deveriam ser um espaço democrático para que a população circule com segurança pelas ruas da nossa capital, mas, infelizmente não estamos vivendo essa realidade, já que muitas destas calçadas encontram-se esburacadas ou desniveladas representando assim um grande risco à população. Além de alguns estabelecimentos comerciais usarem as calçadas como continuação do recinto. E de fato, algo precisa ser feito”, avaliou o parlamentar.
Finalizando o seu discurso, o parlamentar pontuou que a questão em pauta será algo de suma importância para a sociedade. “Essa atitude sem dúvidas beneficiará a população, pois, além de melhorar as condições urbanísticas, todas as pessoas poderão transitar de forma segura. É isso o que queremos”, pontuou Oliveira.