Jonas e Giselda Santos recebem Título de Cidadania Aracajuana

por Álvaro Muller, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/11/2017 13h15, última modificação 10/11/2017 13h44
Jonas e Giselda Santos recebem Título de Cidadania Aracajuana

Heribaldo Martins

Em sessão especial realizada na tarde de quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Lucas Aribé (PSB) concedeu o Título de Cidadania Aracajuana ao casal Jonas dos Santos e Giselda Souza Santos, natural do município de Capela, interior sergipano. Jonas e Giselda têm 84 anos e moram na capital desde o início da década de 1950.

"O poder legislativo de Aracaju presta uma homenagem justa a esses dois grandes cidadãos da nossa cidade, exemplos de seres humanos em todos os aspectos, pessoas que amam ao próximo, fazem o bem o tempo todo, não importa quem seja o beneficiado. Este título representa o carinho, o abraço, o reconhecimento de todos os aracajuanos", elogia Lucas Aribé.

"A atitude de reconhecer e homenagear é um ato de desprendimento e profunda demonstração de consideração e afeto. Nada é mais gratificante na vida de um homem do que o reconhecimento. Não pelas coisas que fiz e ainda procuro fazer, mas pela alegria que em mim existe e a necessidade de partilhar o que sou e do que tenho", diz Jonas dos Santos.

"Rogo a Deus para que continue a me inspirar na caminhada, para que eu possa servir a todos e, com os meus atos e atitudes, ser exemplo de inspiração como reflexo daquele que me deu a missão", acrescenta Giselda.

Prestigiaram a sessão especial o vereador Américo de Deus (Rede); a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Angela Mendonça; a presidente da Academia Sergipana de Contabilidade, Maria Salete Barreto Leite; o diácono Anderson Gomes da Silva; o reverendo Rogério de Jesus Santana, da Paróquia de São José; amigos e familiares dos homenageados.

Os homenageados

Graduado em Direito, técnico em Contabilidade e servidor público aposentado da Prefeitura de Aracaju, Jonas abriu seu escritório de Contabilidade em 1964. Durante muitos anos atuou como voluntário na escrituração de documentos contábeis da Igreja São José e fez também a escrituração do Setor de Pessoal da Igreja Jesus Ressuscitado no período da sua construção.

Em 24 novembro de 2015, Jonas dos Santos recebeu da Academia Sergipana de Ciências Contábeis a Medalha de Honra José Amado Nascimento na categoria Contabilista Emérito. Já em 9 de maio de 2016 recebeu da Faculdade Sergipana o Prêmio Fazer Destaque Profissional.

Em 25 de abril de 2017, foi agraciado com a Comenda Mérito Contábil Contabilista José Amado Nascimento, do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, na categoria Contabilista Modelo, em reconhecimento aos 56 anos dedicados ao exercício da profissão contábil.

Giselda Santos também fez o curso técnico em Contabilidade. Trabalhou na Junta Comercial e no Conselho Penitenciário de Sergipe, onde se aposentou. Motivada pelo dom natural, qualificou-se como costureira e, por anos, entregou à sociedade aracajuana inúmeros trabalhos de alta costura.

Jonas e Giselda casaram-se em 29 de maio de 1965. São pais de Sérgio Souza Santos e Susana Souza Santos Nascimento, ambos atuantes na área contábil, e avós dos jovens Mateus, Rafael, Raquel, Felipe e Gabriel.