Jair Rabelo Maciel Barbosa Filho já é cidadão aracajuano

por Equipe CMA — publicado 19/09/2017 15h55, última modificação 19/09/2017 19h15
Jair Rabelo Maciel Barbosa Filho já é cidadão aracajuano

China Tom

O músico-chefe do Naipe de Contrabaixos da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), Jair Rabelo Maciel Barbosa Filho recebeu nesta terça-feira, 19, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Título de Cidadania Aracajuana. A outorga foi de autoria do presidente da Casa Parlamentar, Nitinho (PSD), através do requerimento nº 8/2017. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Américo de Deus (Rede).

A homenagem contou com a presença de várias autoridades, políticos, familiares e amigos do homenageado.

Para Américo de Deus, Jair Rabelo possui um sentimento muito forte pela capital aracajuana. “Percebi em sua trajetória de vida, que Jair é uma pessoa que não se acomodou e que não veio somente ocupar um espaço físico aqui em nossa capital. Aqui ele desenvolveu um trabalho extraordinário, cresceu no conhecimento. Trata-se de um profissional talentoso e desenvolto naquilo que se propõe a fazer”, destacou.

Agora Cidadão Aracajuano, Jair Rabelo expressou sua satisfação e identidade com a capital sergipana, reforçada mais ainda com o título recebido. “É um sentimento de muita alegria, de muita satisfação, de me sentir adotado e amado por essa terra, de retribuição do tanto que eu amo Aracaju, que me recebeu de braços abertos. É uma outorga que é dada pelo povo de Aracaju. Eu me sinto imensamente feliz”, disse.

Biografia

Jair Maciel Barbosa Filho iniciou seus estudos de música no Centro Cultura Musical de Campos (CCMC), em Campos dos Goytacazes/RJ. Graduou-se bacharel em contrabaixo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) sob a orientação do professor Antônio Arzolla, e licenciado em artes plenas pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI).

Foi chefe de naipe de contrabaixos na Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil de Campos, Orquestra Sinfônica da Unirio, Camerata David Machado, Academia Petrobrás Sinfônica e Rio Camerata. Integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB Jovem) e participou de concertos junto a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) incluindo a gravação de três CDs.

Como professor, atuou como professor de contrabaixo do Centro Cultura Musical de Campos, do Projeto Orquestra Mirim Armando Prazeres, foi monitor da classe de contrabaixos da Unirio, professor do Projeto Orquestra Jovem de Sergipe e do Projeto Orquestra Sinfônica Cidade de Aracaju (Oscar).

Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Unirio e finalista do Concurso de cordas Paulo Bosísio. Participou das Turnês de inverno da The World Orchestra, em 2010 e 2011, tendo atuado como chefe de naipe de contrabaixos na última. Tem atuado como solista de contrabaixo nas temporadas da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Tem desenvolvido pesquisas na área da educação musical, que incluem apresentações de trabalho em Encontros e Colóquios em Salvador, Brasília e Sergipe.

Atualmente é chefe de naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), maestro e arranjador da Orquestra Sergipana de Contrabaixos (OSCON) e cursa o Mestrado Profissional em Educação Musical na Universidade de Brasília.