Isac realiza Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Servidor Público
No plenário da Câmara Municipal de Aracaju, de propositura do vereador Isac Silveira (PDT), foi realizada uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Servidor Público. A ocasião contou com a participação de representantes de diversos sindicatos, incluindo o Sigma, Sacema, Sepuma, Sintama, Sindatran, Unasus, Sindimed, Seese, Sinodonto, Sintepav e Sindasse.
O vereador Isac enfatizou a importância do serviço público como um pilar fundamental para a sociedade e criticou as profundas desconstruções de direitos ocorridas nos últimos anos. O vereador destacou também a necessidade de reafirmar as bandeiras de lutas das categorias, independentemente de quem estiver no poder, visando avanços em todas as esferas.
Isac disse que “a classe trabalhadora está encurralada e que o serviço público é de fato uma salvaguarda da população. A desconstrução dos nossos direitos foi profunda, principalmente depois da pandemia. Em pleno século XXI, temos muitos trabalhadores que não têm direito a férias, décimo terceiro e tantos outros direitos importantes já conquistados. O servidor público durante a pandemia foi exaltado e, hoje, é machucado na realidade. Temos que trazer de volta as nossas bandeiras de lutas das categorias, independentemente de quem seja o político de plantão. Precisamos avançar em todas as esferas."
Diversos representantes sindicais compartilharam suas perspectivas e desafios enfrentados pelos servidores públicos em suas respectivas áreas. Gabriela Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), ressaltou a importância dos servidores como guardiões do funcionalismo público, mas enfatizou a necessidade de um plano de carreira e melhores condições de trabalho.
Eder Rodrigues, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), destacou a luta da categoria e as dificuldades enfrentadas, incluindo a falta de profissionais para garantir a segurança em unidades de saúde e escolas municipais, serviço que muitas vezes, hoje, é realizado por terceirizadas. Ele chamou a atenção para a importância da mobilização para melhorar a realidade do serviço público.
José Wagner de Queiroz, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores do SUS (Unasus), alertou sobre a tentativa de enfraquecer o serviço público e terceirizar atividades e que os trabalhadores não podem aceitar esse retrocesso.
Carlos Augusto, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Município de Aracaju (Sacema), parabenizou o vereador Isac pela luta em defesa dos trabalhadores e destacou a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir um serviço público de qualidade. Nivaldo Fernando, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracaju (Sepuma), denunciou o sucateamento das atividades da administração municipal e a falta de estrutura para os servidores.
Carlos Pina enfatizou a importância de valorizar os médicos e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e uma saúde de qualidade para a população. Outros representantes sindicais ,como Lizandra Lima, Gilvania Ferreira, Lázaro Augusto, Igor Machado e muitos outros compartilharam suas preocupações e destacaram a necessidade de união e mobilização para proteger os direitos dos servidores públicos.
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, “e essa Sessão Especial reforça a importância de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que desempenham um papel fundamental na sociedade. Como eu costumo falar: sem servidor público não há justiça social, por isso, além da Sessão, também fiz questão de homenagear alguns servidores pelos serviços prestados e por suas lutas em defesa do serviço público e do trabalhador”. Diz Isac.