Isac preside audiência pública sobre a urgência da realização de concurso público
O vereador Isac Silveira (PDT) presidiu, na tarde da última quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Aracaju, uma audiência pública de extrema importância, com o tema: “Concurso Público do Magistério na Educação no Município de Aracaju”. A iniciativa discutiu a ausência de concursos públicos no município, especialmente nas áreas da saúde e educação, ao longo dos últimos 11 anos.
Durante a audiência, Isac destacou que, apesar dos inúmeros debates e ações, “existe uma demora por parte da prefeitura em apresentar soluções, eu e seis representantes de sindicatos, no início do mês, levamos a denúncia ao Ministério Público Estadual sobre o aumento de cargos comissionados em 2023 e a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) com 400 vagas que não atende adequadamente os profissionais e o serviço público”.
Durante as falas na Audiência Pública, muitos sindicalistas falaram sobre o aumento significativo de cargos comissionados nos últimos quatro anos na prefeitura de Aracaju, contrastando com o último concurso realizado em 2011, oferecendo apenas 152 vagas. Outros profissionais relataram também sobre a falta de concurso na área da Assistência Social desde 2010, que agrava a situação, contribuindo para a precariedade dos serviços públicos.
Os presidentes dos sindicatos presentes denunciaram que várias secretarias do município, estão sem servidores, evidenciando a substituição de servidores por empresas privadas. A comunidade reivindica o retorno dos servidores públicos aos projetos de atividade fim, alegando que a população, especialmente os mais vulneráveis, está sendo prejudicada pela falta de atendimento em diversos serviços.
Além disso, as denúncias incluem a escassez de psicólogos nas escolas, descumprindo a legislação vigente. Profissionais que trabalham em condições precárias manifestaram suas preocupações, criticando a imagem maquiada nas redes sociais do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).
A audiência pública evidenciou a urgência na realização de concursos públicos e a necessidade de priorizar o atendimento à população, promovendo condições adequadas de trabalho para os servidores municipais. O vereador Isac Silveira reforçou o compromisso em buscar soluções e cobrar responsabilidade na gestão pública.