Isac participa de Conferência Livre de Saúde e é surpreendido com homenagem para o irmão
O encontro foi realizado na manhã da quarta-feira, 14, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, em Aracaju, e reuniu autoridades da gestão municipal, estadual e representantes de entidades envolvidas no processo do direito e da democracia, além do vereador, Isac Silveira (PDT).
O tema central foi “garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia” e serviu de base para as discussões realizadas pelos Membros dos Conselhos municipais e locais de Saúde de Aracaju e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o discurso, o vereador Isac Silveira destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho, que busca de “forma incessante uma saúde melhor para todos os brasileiros, em especial, para a população aracajuana”. Isac ainda relembrou a participação de uma conferência, na época em que era ligado ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe, o Sindprev. “Em 1994 fui para uma Conferência e achei que aquilo, naquele momento, eram palavras que não se concretizavam e, depois, percebi que as diretrizes começavam a se encaminhar através do que se é discutido aqui. O conteúdo que vocês debatem e aprofundam aqui é muito importante. Se hoje estamos discutindo piso salarial de categoria e jornada de trabalho, as conferências discutem primeiro. Vocês são as células embrionárias que constroem as políticas públicas”. Disse o parlamentar.
Na ocasião, o vereador foi surpreendido com uma homenagem para o irmão, Salatiel Silveira, que morreu em outubro deste ano. Por décadas, ele foi membro do Conselho Municipal de Saúde e representava o segmento dos usuários do SUS. “Ele foi e sempre será um ser de luz. A matéria descansou, mas o espírito de Salatiel estará sempre vivo”, disse Nubia Santana, primeira secretária do Conselho Municipal de Saúde e Coordenadora Geral da Conferência. Emocionados os filhos de Salatiel também participaram da homenagem e relembraram os exemplos e ensinamentos deixados pelo pai, principalmente, sobre a importância das lutas pelas minorias e interesses coletivo. “A vida e a garra para cuidar das pessoas que o meu irmão tinha perpassou, agora ele já não está entre nós, já está nos braços do Senhor, mas parte do que nós somos é um legado do que ele deixou. Então parte do vereador Isac mais 50% é Salatiel, é meu irmão. Obrigado” declarou emocionado o vereador Isac.