Isac participa de Audiência Pública sobre Meio Ambiente
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e engajado nas causas de sustentabilidade, o vereador Isac Silveira (PDT) participou da audiência pública que teve como tema principal: ‘por que reciclamos tão pouco?’, de propositura do Vereador Breno Garibaldi (União Brasil).
Isac acredita que a reciclagem é importante tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas. “Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais e, quanto mais reciclar, mais diminuirão os custos, como por exemplo, de limpeza urbana, além de evitar poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o meio ambiente sustentável para as gerações futuras”.
Como forma de incentivo à educação ambiental e comportamentos sociais, Isac tem um Projeto de Lei de número 1/2021, em conjunto, que dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos plásticos de uso único e da utilização de materiais biodegradáveis nos locais, como por exemplo bares, restaurantes, hotéis e outros, em Aracaju.
Nesta segunda-feira, 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e no Brasil recicla-se apenas 4% de todo o resíduo que é gerado. “Estamos pagando todo esse material para enterrar e ele poderia estar gerando renda e emprego para muita gente, por isso, a intenção dessa audiência pública, com representantes de vários setores, é discutir para entender de qual forma podemos ampliar esse serviço”. O vereador Breno Garibaldi também relatou que, em Aracaju, há duas cooperativas funcionando localizadas na zona sul. Aqui na capital existem muitos catadores que trabalham com material reciclável e vendem por qualquer preço e em qualquer lugar, então, seria importante também que as cooperativas se unissem para ampliar esse trabalho e transformar em grande potencial”, afirma Breno.
O alumínio é o material mais reciclado em Aracaju e é quase 100% reaproveitado, e isso acontece em todo o país. O papelão e o plástico são materiais reciclados, assim como o vidro, mas apenas uma cooperativa faz a reciclagem desse material em Aracaju, localizado no bairro Santa Maria.