Isac denuncia falta de estrutura e de vagas em creches e escolas de Aracaju
A situação precária de creches e escolas municipais em Aracaju tem sido alvo de sérias preocupações levantadas pelo vereador Isac Silveira (PDT). Os questionamentos sobre as condições enfrentadas por crianças e adolescentes foram feitos na quarta-feira, na Câmara Municipal de Aracaju, que recebeu o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, em sessão não deliberativa para explicar aos parlamentares os dados sobre a matrícula em 2024 no município.
Isac fez criticas com relação aos dados passados pelo secretário ao afirmar que, “nos últimos 60 anos, houve um movimento extraordinário a partir de 2022 pela secretaria municipal de educação, mas sem querer ser amargo, desses 60 anos, 20% foram administrados por Edvaldo Nogueira (PDT)”. Isac ainda destacou as reformas realizadas nas escolas, apontando para a falta de estrutura, como no caso da escola Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas, no bairro Industrial, onde as condições inapropriadas causam desconforto e sofrimento aos alunos. Segundo Isac, "o local que recepciona as crianças é extremamente inapropriado para recebê-las. São diversas crianças que apresentam questionamento, sofrimento por conta do calor. Algumas salas não têm nem ventiladores funcionando nessa unidade temporária".
O vereador também questionou a discrepância nos números de vagas apresentados pelo Ministério Público em comparação com os dados fornecidos pelo secretário. Enquanto o MP aponta a necessidade de até 30 mil vagas, o secretário indica um volume significativamente menor, gerando preocupações quanto à capacidade do sistema educacional municipal.
Isac finalizou sua denúncia elogiando os trabalhos da ex-secretária Cecília Leite e do atual secretário Ricardo Abreu, mas colocou a responsabilidade das atuais dificuldades nas mãos do prefeito Edvaldo Nogueira. “A falta de estrutura e de vagas torna-se, assim, um desafio urgente a ser enfrentado, exigindo a atenção imediata da gestão municipal”, afirma Isac.