Isac apresenta PL que proíbe a retenção de macas em ambulâncias públicas ou privadas

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/11/2019 12h58, última modificação 29/11/2019 12h58
Isac apresenta PL que proíbe a retenção de macas em ambulâncias públicas ou privadas

Foto: Assessoria de Imprensa

Há um mês o portal de notícias Hora News denunciou a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), prejudicando o atendimento das pessoas que precisam ser socorridas pelas equipes de emergência.

Logo após a confusão envolvendo a retenção de macas, o vereador Isac Silveira (PCdoB) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju o Projeto de Lei (PL) que visa proibir a retenção de macas das ambulâncias do SAMU e de outras unidades móveis pré-hospitalares de atendimento de urgência públicas e particulares de Aracaju.

Segundo o texto do projeto o profissional da ambulância, constatando a retenção da maca, deverá comunicar imediatamente à Coordenadoria Central de Operações do SAMU, para notificar a direção do hospital infrator, e à Secretaria Municipal da Saúde de forma que a mesma proceda as ações contra a direção hospitalar que retiver a maca.

“Pelo que sabemos, acontecem muitas interferências no serviço que prejudicam o atendimento à população. O que não deveria acontecer. Pensando em melhorar os serviços apresentamos esse projeto. As macas não podem ser retidas e a população não pode ficar, em nenhum momento, desassistida”, frisou Isac.