Iran repudia o pedido de aumento da passagem do transporte coletivo

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2018 08h05, última modificação 25/06/2018 13h06
Iran repudia o pedido de aumento da passagem do transporte coletivo

Foto: Assessoria do parlamentar

O Vereador Iran Barbosa (PT) posicionou-se contrariamente ao pedido de aumento da passagem do transporte público apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), enfatizando que o momento é inoportuno e que a tarifa praticada em nossa cidade já é abusiva.

Na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na quinta-feira, 21, antes de discutir o assunto, o parlamentar lembrou que os próprios vereadores, no ano passado, retiraram a prerrogativa da Casa Parlamentar de poder avaliar a decisão do Executivo sobre proposta de reajuste da tarifa do transporte público. “Não adianta agora falar que é contra o aumento se, ano passado, no apagar das luzes dos trabalhos legislativos, votou favoravelmente para que a Câmara não se manifestasse mais sobre o valor da majoração do preço da passagem dos ônibus urbanos que venha a ser fixado pelo Poder Executivo”, relembrou Iran, destacando que votou contrário a essa medida.

Entre as mais caras

Iran afirmou que Aracaju segue sendo uma cidade, entre as capitais brasileiras, com um alto valor de cobrança na passagem do transporte coletivo. “O preço da nossa tarifa é muito mais caro do que o de outras cidades e isso ocorre há muito tempo, fruto de muitas manipulações utilizadas para o cálculo do valor da tarifa. A planilha de custos utilizada para essa finalidade está totalmente defasada e precisa ser atualizada. Os critérios que ela define para se chegar aos valores calculados já não se aplicam à realidade atual e os cálculos feitos foram sempre inflados por números que maquiavam a realidade em favor dos interesses dos empresários do setor”, disse.

“Quero manifestar minha repulsa a esse pedido de reajuste, sobretudo em um momento no qual o povo trabalhador está sendo totalmente penalizado por medidas antipopulares aplicadas pelo governo federal e por seus seguidores nos estados e municípios. Num momento em que a inflação cresce, o desemprego explode e os direitos trabalhistas são atacados, propor aumento de tarifa de ônibus é um golpe de lesa cidadania aplicado contra o povo mais pobre”, declarou Iran Barbosa.