Iran Barbosa solicita a recuperação da Praça e do Memorial da Bandeira
O vereador Iran Barbosa (PT), solicitou, por meio das Indicações 170 e 172/2017, que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a recuperação do Memorial da Bandeira, localizado na Praça da Bandeira, no Centro da Capital. O Memorial, inaugurado em julho de 2004, encontra-se desfigurado e completamente abandonado.
Segundo o vereador e Professor, quando em funcionamento, o Memorial da Bandeira oferecia aos visitantes uma viagem à história das bandeiras, com a exibição de símbolos brasileiros e diversos hinos, desde o período Colonial até a República, sendo considerado um ambiente culto e diariamente era bastante visitado por estudantes e pesquisadores, bem como promovia o fortalecimento do patriotismo, estimulando a formação do cidadão conhecedor de sua história.
“Como professor de História, mas acima de tudo, como cidadão sergipano, causa-me profunda tristeza e indignação ver a situação de abandono daquele memorial, que em nada lembra a beleza da época de sua inauguração, ainda no governo do Prefeito Marcelo Déda. Era um museu-memorial que servia de referência como único do tipo no Brasil. Hoje, como está, depõe contra a sua ideia original, de contribuir na formação cívica e cidadã da população, estimulando o exercício da cidadania”, destaca Iran.
O parlamentar lembrou que não é de agora que ele solicita intervenção da Prefeitura naquele espaço cultural, como também melhorias na Praça como um todo. Durante a Administração do ex-prefeito João Alves Filho, em novembro de 2014 e em fevereiro de 2015, Iran apresentou Indicações com as mesmas solicitações.
“Infelizmente, houve uma grande insensibilidade por parte da Administração passada e não houve atendimento às minhas Indicações. Acredito que, diante do agravamento da situação do Memorial, que a atual Administração dará uma atenção maior àquela Praça e realizará a revitalização do Memorial da Bandeira, para que ele possa voltar a servir como espaço cultural, tanto para os aracajuanos como para os que visitam a capital sergipana”, disse Iran Barbosa.
Iran lembrou que também conseguiu a aprovação da Indicação N° 201/2017, que propõe a reforma geral da Praça da Bandeira, especialmente no tocante à recuperação dos bancos, canteiros e a fixação de equipamentos para lazer infantil.