Iran Barbosa diz que pedido de aumento da passagem é abusivo e propõe Audiência Pública
Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 7, o vereador Iran Barbosa (PT) classificou o pedido de majoração da tarifa do transporte coletivo, feito pelo Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), como inoportuno e abusivo. Ainda sobre o assunto, Iran propôs, através de Requerimento, a realização de uma Audiência Pública, no próximo dia 29.
“Sabemos que o pedido do Setransp não significa que será, necessariamente, o valor acatado pelo Poder Público Municipal, mas indica um certo nível de pressão. A imprensa já noticia que foi anunciado pelo prefeito que haverá concessão de reajuste, mesmo que não seja na proporção pedida”, afirmou.
Iran reforçou que não vai apoiar, novamente, o interesse econômico das empresas em detrimento do interesse da população, já que o povo trabalhador está sofrendo com as medidas antipopulares que têm produzido desemprego, achatamento salarial e inflação.
O parlamentar lembrou que Aracaju segue sendo uma cidade, entre as capitais brasileiras, com um alto valor de cobrança na passagem do transporte coletivo.
Audiência Pública
O Vereador aproveitou para informar que protocolou na Divisão Legislativa da Câmara Municipal o Requerimento nº 294/2018, que propõe que seja convocada e realizada uma Audiência Pública, no Plenário da Câmara Municipal, no dia 29 de novembro, para debater sobre a Tarifa do Transporte Coletivo na Cidade de Aracaju e Região Metropolitana.
“Sabemos que não podemos mais interferir diretamente na definição final do valor da tarifa das passagens, já que em 2017, com o meu voto contrário, os vereadores retiraram do Poder Legislativo a prerrogativa de apreciar e alterar o valor da majoração”, disse.
“Ocorre que toda vez que surge a proposta relacionada à tarifa do transporte coletivo, proponho um diálogo com toda a sociedade e a Administração Municipal para que haja um debate sobre o assunto de forma técnica. É o que estou propondo, mais uma vez, convidando a Administração Municipal, o Setransp e a sociedade para aprofundar a análise do tema”, acrescentou Iran Barbosa.