Iran Barbosa discute Base Nacional Curricular em Pré-Congresso do Sintese

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/10/2017 10h35, última modificação 09/10/2017 15h56
Iran Barbosa discute Base Nacional Curricular em Pré-Congresso do Sintese

Assessoria do parlamentar

O professor e vereador Iran Barbosa (PT) acompanhou as atividades do Pré-Congresso Regional de Educação do SINTESE, que contou com a participação dos educadores e educadoras de Aracaju e das cidades de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

Realizado na manhã de sábado, 7, o evento foi a última etapa preparatória para o XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, que terá como tema "A resistência dos trabalhadores frente ao desmonte do Estado brasileiro".

Palestrante

Além de acompanhar o evento, Iran também foi um dos palestrantes do dia.

Com o tema, “Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental”, Iran expôs sobre os impactos da BNCC na Educação. "É fundamental que compreendamos quais os objetivos de se propor uma base curricular para a Educação Básica que é fragmentada, padronizadora, redutora da aprendizagem, centrada no controle, voltada para o mercado editorial e deslegitimada do ponto de vista da participação social na formulação, sobretudo, da sua etapa final", apontou o educador.

O professor também denunciou que a proposta de Base Curricular encaminhada pelo Governo Federal para o Conselho Nacional de Educação apresenta retrocessos preocupantes para as diversas áreas do conhecimento. "Como professor de História, quero aproveitar para manifestar a minha repulsa à tentativa de retomada da compreensão da História vigente no Século XIX, centrada na cronologia e na concepção factual da História. Temos que resistir", finalizou.