Iran Barbosa destaca Audiência Pública e defende ensino de língua espanhola

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/09/2018 12h23, última modificação 05/09/2018 12h23
Iran Barbosa destaca Audiência Pública e defende ensino de língua espanhola

Foto: Assessoria do parlamentar

Na condição de Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju, o professor e vereador Iran Barbosa, do PT, acompanhou a Audiência Pública “Língua Espanhola na Educação Pública”, realizada pela Comissão de Direitos Humanos da ALESE, por iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia.

O evento foi o tema do discurso do parlamentar nesta quarta-feira, 5, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, oportunidade em que parabenizou a deputada Ana Lúcia pela realização da Audiência, que aconteceu ontem, 4 de setembro.

De acordo com Iran, o assunto discutido foi resultado de um pedido de professores e professoras do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe, tendo sido um momento importante em defesa da Educação Plurilinguística e de um currículo sintonizado com os interesses do povo e não do mercado.

“O Brasil está discutindo uma proposta de formulação curricular, a BNCC, que negligencia a inclusão de conteúdos e de saberes, entre eles a língua espanhola. Nós defendemos um ensino plurilinguístico”, afirmou Iran.

“O Brasil, enquanto um país inserido no continente latinoamericano, não pode priorizar apenas o ensino da língua inglesa em prejuízo da língua espanhola, tão importante para as relações com os povos e nações continentais”, defendeu o parlamentar.

Iran Barbosa acrescentou, ainda, que “o Governo Federal tenta rebaixar a proposta curricular do nosso país, através da BNCC, na qual prevalecem os interesses do mercado, já que os principais interlocutores, da última versão, foram os empresários, quando o principal interessado é o povo. Parabenizo a Deputada Ana Lúcia pela iniciativa e a todos os participantes pela disposição na defesa dessa importante pauta para Sergipe e para o Brasil”.