Iran analisa dados apresentados pela Secretária de Saúde

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 11h55, última modificação 25/08/2017 12h26
Iran analisa dados apresentados pela Secretária de Saúde

Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 24, a Secretária Municipal de Saúde, Waneska de Souza Barboza, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar o Relatório de Gestão 1º Quadrimestre de 2017. Na oportunidade, a Secretária apresentou dados relativos às receitas e despesas do setor, repasses e programas da Secretaria, além dos números relativos aos atendimentos realizados no 1° quadrimestre deste ano, entre outros. O vereador Iran Barbosa (PT) fez uma breve análise dos dados apresentados, comparando-os com os dados do último quadrimestre do ano passado. “Fazendo um comparativo entre o relatório de gestão do último quadrimestre de 2016 com este, verifiquei que houve avanços no tocante à cobertura de atendimento pelas Equipes de Saúde da Família, que avançou de 70,44% para 75%. Vimos que houve também um ligeiro crescimento no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, assim como no percentual de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que são acompanhadas pela Atenção Básica, que saiu de 54,4% para 56, 46%. No entanto, questiono o porquê de, no quesito Saúde da Mulher, haver uma queda insistente dos indicadores, no nosso município. O que tem levado a isto acontecer?”, questionou Iran. O parlamentar indagou, também, sobre o monitoramento da qualidade da água distribuída em Aracaju. “Recebemos, constantemente, reclamações sobre a qualidade da água que chega à casa da população. Gostaria de saber como está o monitoramento feito pela Vigilância Sanitária sobre a oferta desse serviço e se é possível termos a divulgação pública deste monitoramento?”, indagou. Iran pediu também para a Secretária Waneska tratar das devoluções de recursos públicos que foram destinados à pasta, mas não foram utilizados na gestão passada, além de solicitar o quadro detalhado do quantitativo, com discriminação do tipo de vínculo, do pessoal da Saúde. A Secretária de Saúde respondeu aos questionamentos feitos pelo parlamentar, apontando quais as ações estão sendo realizadas pela equipe.