Iran acolhe professores e reitera a cobrança do reajuste do Piso Salarial
Na manhã desta quarta-feira, 10, o professor e vereador Iran Barbosa (PT), acolheu os professores e professoras que estavam na entrada da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e recebeu, de dirigentes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), o Ofício Circular Nº 7/2017, que pede o apoio dos parlamentares para solicitarem do Poder Executivo o envio, de forma célere, do Projeto de Lei (PL), instituindo o pagamento do reajuste do valor do piso salarial da categoria.
Iran, assegurou a entrada dos participantes do ato nas dependências da Câmara para que o ofício fosse entregue aos demais parlamentares presentes.
Ao utilizar a Tribuna da CMA, o parlamentar lembrou que apresentou, ainda em 2016, uma Emenda à Lei Orçamentária de 2017 para garantir o reajuste do Piso Salarial do Magistério; apresentou, em março deste ano, a Indicação Nº 247/2017, cobrando o reajuste do Piso; e tem usado a tribuna para cobrar, do Poder Executivo, o envio do PL para a implementação desse reajuste.
“A Portaria Nº 31, de 12 de janeiro de 2017, do Ministério da Educação (MEC), fixou o valor do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério, para o exercício de 2017, em R$ 2.298,00, definindo um reajuste de 7,64% em relação aos valores praticados no ano passado”, pontuou Iran, explicando que este é o menor reajuste definido para o Piso Salarial do Magistério, desde o ano de 2009.
O Secretário de Cultura do Sindipema, Otacílio Lima, explicou que os professores estão entregando o documento aos vereadores em busca de apoio. “Nós sabemos que contamos com o apoio de Iran nesta luta e estamos buscando a adesão dos demais parlamentares para que intervenham junto ao prefeito”.
Por fim, o vereador reforçou a cobrança do envio do PL que reajusta o valor do piso salarial profissional do magistério da rede municipal de ensino para o ano de 2017. “É preciso que a Administração Municipal envie, urgentemente, este Projeto para esta Casa, reajustando o piso de forma retroativa a janeiro, bem como garantindo a repercussão da sua aplicação sobre todos os demais níveis e classes da carreira, inclusive sobre os proventos dos aposentados”, reiterou Iran Barbosa.