Indicação de Seu Marcos sobre horário estendido nas Unidades de Saúde da Família é aprovada
Durante a sessão desta quarta-feira, 12, foi aprovada por unanimidade a indicação feita pelo vereador Seu Marcos (PHS) à Prefeitura Municipal sugerindo a implantação do horário estendido em nove unidades de Saúde da Família de Aracaju. Nesta mesma indicação, o vereador solicita que a zona de expansão da capital também seja contemplada com a medida.
Implantada no final de 2014 por uma indicação do ex-vereador Dr. Agnaldo, a ampliação do horário de 17 para as 20 horas se justifica pelos dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com os próprios números divulgados pela Secretaria e apresentados pelo vereador Seu Marcos na sessão do dia 6 de abril, o número de usuários procurando atendimento nas unidades chega ao dobro após a implantação do horário estendido.
Em 2014, quando as unidades ainda funcionavam até às 17 horas, 52 mil procedimentos foram realizados naquele ano. Após a implantação do novo horário em 2015, o número de procedimentos duplicou, ultrapassando 104 mil ao ano. Já no último ano de sua aplicabilidade, 2016, 214 mil procedimentos foram contabilizados.
Para o vereador, os dados provam a eficiência e a importância do horário estendido para os usuários das unidade e automaticamente para a população aracajuana. "Ter uma unidade com um horário mais flexível é de total importância para comunidade, além de facilitar a vida do aracajuano, vai diminuir os atendimentos nos hospitais tanto do município quanto do estado. Muitas mães esperam sair do trabalho para levar seus filhos e familiares a estes pontos de atendimentos" explicou.
Além da sugestão de ampliação do horário em nove unidades de Saúde , o vereador se solicitou que o programa fosse instalado também em toda a zona de expansão da capital.