Importância do médico veterinário na saúde humana é discutida na Câmara de Aracaju

por Bruno Almeida, da Agência Câmara de Aracaju — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 04/11/2024 17h20
Importância do médico veterinário na saúde humana é discutida na Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), desta terça-feira, 28, recebeu o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Sergipe (CRMV/SE) para discutir a importância da inclusão do médico veterinário no Programa de Saúde da Família (PSF).  

Para o vice-presidente da entidade, o médico veterinário Carlos Alberto Palmeira Sarmento, não se pode falar em saúde pública sem a participação do veterinário. “Os veterinários são os responsáveis por projetos de saúde, questões relacionadas à manipulação de alimento e a segurança alimentar, pois toda carne que a gente compra, passa pelo crivo do médico veterinário”, ressaltou.  

Carlos Sarmento ainda revelou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais. “Grande parte das doenças que acomete o ser humano é de origem da zoonose, como raiva e a leishmaniose, que é conhecida como calazar, e que tem afetado muito a região do Mosqueiro, em Aracaju”, disse. 

E é pensando dessa forma que o veterinário destaca a importância da participação desse profissional no PSF. “É importante que tenhamos ciência sobre isso para que consigamos trabalhar para amenizar esse impacto, porque praticar a medicina preventiva é economizar, pois se investimos R$1 em prevenção, economizamos R$100 em tratamento”, completou.  

Apartes  

O vereador Elber Batalha (PSB) confessou que desconhecia a grandeza e a importância desses profissionais para a saúde pública. “Me senti muito surpreso em saber importância da medicina veterinária na saúde humana, pensava que era, apenas, o cuidar do animal, mas a interação com saúde humana é algo que nos passa despercebida, pois se essa atividade tivesse uma atenção maior, muitas catástrofes da humanidade tinham sido evitadas, como a gripe espanhola, uma das pandemias mais mortais da história”, disse.  

 A vereador Emília Corrêa (Patriotas) ressaltou que a participação do veterinário na saúde humana é um tema que merece mais atenção. “É um assunto que não fazia parte do nosso dia dia e temos aprendido muito, porque a saúde, nesse ponto, é uma saúde única, porque o que diz respeito aos animais, diz respeito aos humanos e queremos construir e entender essa relevância”, destacou.  

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) se colocou à disposição para ampliar o debate e mostrar a importância do médico veterinário. “Quero colocar nosso mandato à disposição pela importância dos animais nas nossas vidas”, frisou.