II Audiência Pública Aracaju Acessível: A vez do pedestre é realizada na Alese

por Maraisa Figueiredo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/09/2017 13h45, última modificação 20/09/2017 16h53
II Audiência Pública Aracaju Acessível: A vez do pedestre é realizada na Alese

Assessoria do parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), presidida pelo deputado estadual Georgeo Passos (PTC), abriu suas portas na tarde desta terça-feira, 19, para a realização da “II Audiência Pública Aracaju Acessível: A vez do pedestre” que teve o objetivo de discutir a questão das calçadas de Aracaju, na perspectiva de estimular ações coletivas de construção e readequação delas. A Audiência faz parte das atividades da V Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé (PSB).

Fizeram parte da composição da mesa: o vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Niceu Dantas, a Promotora de Justiça de Sergipe da 4ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de Aracaju, Berenice Andrade de Melo, o vereador Lucas Aribé, o deputado estadual Georgeo Passos, o representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Murilo Oliveira, a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFS, Carolina Chaves e a Diretora de Projetos da Emurb, Alana Lúcia Vieira Melo.   

O deputado estadual Georgeo Passos, acha bastante importante a realização da Semana Aracaju Acessível, pois mostra a preocupação do vereador Lucas Aribé com a causa, hoje abraçada por toda sociedade sergipana. “Praticamente ¼ da população brasileira tem algum tipo de deficiência e muitas das vezes ficam descriminadas e limitadas por falta de uma ação de conscientização, bem como, da falta do próprio poder público. Nessa Audiência Pública vamos ter a oportunidade de ouvir e ajudar nessa causa somando esforços junto ao vereador Lucas para que possamos construir um Estado e uma cidade mais acessível”, destaca o deputado estadual.  

A Promotora de Justiça da 4ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão de Aracaju, Berenice Andrade de Melo, tem muito que elogiar o vereador Lucas Aribé por trazer a questão da acessibilidade nesta tarde. “É um direito tão importante e instrumento de todos os demais direitos que garantem a vida, independente de qualquer pessoa. Só tenho que louvar e dizer que estarei sempre à disposição para contribuir, além de todo trabalho que é feito pelo Ministério Público em todo seu tempo”, elogia a Promotora.   

De acordo com a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFS, Carolina Chaves, essa Audiência é um momento marcante para se discutir um pouco mais sobre acessibilidade, inclusive de uma maneira mais ampla entendendo isso através da inclusão social. “O intuito da minha explanação é falar sobre a inclusão social através da acessibilidade e destacar algumas ações que já estão sendo realizadas em outros estados e retificar passeios públicos e calçadas para que de fato se tenha um acesso livre”, destaca a professora.  

Roque Hudson da Fonseca, vice-presidente da Adevise, que acompanhou a realização da Audiência no plenário agradece a iniciativa do vereador Lucas Aribé. “Ele é o único que tem a preocupação com a classe das pessoas com deficiência e sempre teve um trabalho voltado para a promoção da pessoa com deficiência, e trazer esse assunto para a Assembleia é de fundamental importância para que possamos ter um pouco mais de respeito, humanidade e zelo pela inclusão social”, comenta Roque.    

O vereador Lucas Aribé afirma que esse evento traz um ganho significativo para o Estado de Sergipe porque tem a oportunidade de buscar os caminhos políticos, jurídicos e técnicos para se construir espaços acessíveis não só em Aracaju como em todo Estado. “A acessibilidade não é só para uma cidade e sim para todas elas e precisamos ter calçadas e passeios públicos livres e acessíveis para todos os cidadãos”, enfatiza Lucas.