IFS na Zona Norte de Aracaju: Audiência Pública promovida pelo vereador Camilo debate a implantação de novo Campus

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 14h24, última modificação 04/11/2024 17h20
IFS na Zona Norte de Aracaju: Audiência Pública promovida pelo vereador Camilo debate a implantação de novo Campus

Foto: Janaína Santos

Pensar em um mundo mais justo e igualitário é ter consciência da importância da educação pública na formação dos jovens. Para promover melhorias na educação da juventude aracajuana, o vereador Camilo Daniel (PT) realizou nesta quarta-feira, 03, uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju para discutir a possibilidade de implantação do Instituto Federal de Sergipe - IFS na zona norte de Aracaju. 

O presidente Lula anunciou que Sergipe será contemplado com duas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), sendo uma delas em Aracaju. Dessa forma, o objetivo da audiência pública foi debater a ´possibilidade de atender a demanda da população da região norte em ter uma instituição de educação que oferte o ensino médio.  

Estiveram presentes na audiência pública o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel; a reitora do IFS, Ruth Sales Gama; a ex-deputada estadual, Professora Ana Lúcia; a liderança comunitária da zona norte, Geová de Jesus Souza e a vice-presidenta da UNE, Bruna Fernando, além de movimentos estudantis, alunos do IFS e da sociedade civil.  

Para o vereador Camilo, o IFS nessa região será benéfico para a população aracajuana. “Essa é uma reivindicação justa. A zona norte da cidade necessita disso. Felizmente a gente tem comunidades que solicitam por isso há muito tempo. Essas reivindicações levaram a provocação de que o Instituto Federal de Sergipe seria muito bem-vindo nessa região”.  

O deputado João Daniel ressaltou a importância do instituto na zona norte da capital sergipana. “Reivindicar, junto com a população, a criação do campus para região onde mora a classe trabalhadora. Os trabalhadores e trabalhadoras mais pobres da nossa grande Aracaju, em especial na região norte. A gente fica muito feliz e coloco nosso mandato a disposição para ajudar a viabilizar o que for possível de recurso e emendas para a gente realizar essa importante missão de ter o IFS onde a população mais precisa”. 

A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, destaca a presença do instituto em várias regiões de Sergipe. “Esse projeto está presente não só nos municípios, mas em vários bairros de Aracaju. Esse trabalho necessita dessa união, dessa força, desse apoio dos parlamentares”.  

O senador Rogério Carvalho defende a criação de um IFS na periferia e destaca a importância do transporte público. “Entendo que sem luta e reivindicação não há desenvolvimento e progresso, por essa razão essa luta também é nossa. O transporte também precisa ser gratuito para os estudantes”.  

A professora Ana Lúcia, referência na luta histórica em defesa da educação e dos direitos da população, destacou que “o PT sempre defenderá os direitos da população, essa sempre será uma das prioridades do Partido dos Trabalhadores, porque esses são os direitos fundamentais e são direitos da população para que tenham uma vida digna.” 

Nós precisamos, neste momento, priorizar esses direitos, porque isso significa gerar novas possibilidades e a discussão da possibilidade da implantação do Instituto Federal de Educação na zona norte de Aracaju, que tem uma demanda muito grande, além de atender os bairros como Lamarão, Soledade, Cidade Nova e Japãozinho, também pode atender a juventude que vem de Socorro, tanto do Marcos Freire quanto do João Alves, já que ali fica um ponto central”, afirmou. 

Deste modo, a professora reiterou que, além de possibilitar o ensino médio, ele “oferece ensino profissionalizante de qualidade e faz com que o jovem tenha confiança”. “Ele realmente será inserido na vida social e no exercício profissional. Essa é a nossa expectativa, pois é o PT que muda a vida da população sergipana e do Brasil”, concluiu. 

Ao final da audiência, o vereador Camilo defendeu a criação de uma frente parlamentar em defesa dos institutos federais de Sergipe que envolva vereadores dos municípios, deputados estaduais, federais, senadores, a sociedade e movimentos sociais.