Gratuidade do transporte para o segundo turno das eleições em Aracaju está garantida
No domingo, 27 de outubro, os eleitores de Aracaju voltaram às urnas para o segundo turno das eleições municipais. Assim como no primeiro turno, o sistema de transporte coletivo da capital teve gratuidade para facilitar o deslocamento dos cidadãos ao local de votação. A lei que assegura esse direito é a 6.603/24, de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL). Com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação e assegurar que as empresas ofereçam a frota completa, além de manter os horários habituais, a gabineta da vereadora protocolou um ofício junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
“Assim como fizemos no primeiro turno, oficializamos mais uma vez a SMTT para lembrar que a lei existe e deve ser cumprida. Também para que se faça a orientação e a fiscalização para que as empresas não diminuam a frota no dia, e que continuem com os horários normalizados. O prefeito já garantiu que a lei será que cumprida e informou que a gratuidade será no transporte em toda região metropolitana”, disse Sonia Meire.
A luta da vereadora é por um transporte coletivo de qualidade e com tarifa zero, todos os dias, no município de Aracaju. Esse objetivo ainda não foi alcançado, mas a lei de gratuidade no dia da eleição é uma vitória da mandata da vereadora. A gabineta irá fiscalizar a gratuidade do serviço, e qualquer cidadão que tiver este direito desrespeitado pode entrar em contato através das redes sociais de Sonia Meire, para que ela possa cobrar dos órgãos competentes.
“A nossa tarifa é muita cara, a terceira mais cara do Nordeste, e ter o direito de, no dia da eleição, circular sem ter que pagar o ônibus é uma vitória da classe trabalhadora. Mais uma vez vamos fiscalizar, e qualquer cidadão que utilizar o transporte e tiver qualquer contratempo pode denunciar pelas nossas redes sociais que estaremos atentas. Queremos novamente a garantia que todos podem sair das suas casas e andar pela cidade de Aracaju usando o transporte coletivo de massa com tarifa zero, para exercer o seu direito ao voto”, finalizou a vereadora.