Frente Parlamentar de Turismo ouve reivindicações dos empresários da Rodovia Inácio Barbosa

por Danilo Cardoso — publicado 03/05/2021 17h20, última modificação 03/05/2021 17h28

Foto: César de Oliveira.

A Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Aracaju se reuniu nesta segunda-feira, 3, empresários localizados na Rodoviária Inácio Barbosa para tratar sobre os benefícios e malefícios das obras da Orla Sul e ouvir as reivindicações referente ao funcionamento dos estabelecimentos durante as novas medidas restritivas. O encontro aconteceu no Restaurante Parati.

Marcaram presença na reunião os vereadores Fabiano Oliveira (PP), presidente da Frente Parlamentar; Vinicius Porto (PDT), vice-presidente da Câmara; Anderson de Tuca (PDT), presidente da Comissão de Constituição e Turismo; a vereadora Sheyla Galba (Cidadania) e Ricardo Vasconcelos (Rede). Além do presidente da Associação dos Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel), Bruno Dória; o representante dos comerciantes da Orla Sul, Alisson Leite; e o empresário Harry Boersma.

O presidente da Frente Parlamentar, o vereador Fabiano Oliveira, ouviu as reivindicações dos comerciantes. “Os empréstimos tiveram basicamente duas solicitações, sendo uma abertura dos estabelecimentos no sábado e domingo, fechando no toque de recolher, trabalhando apenas com 40% da capacidade, e a outra é a inclusão de um membro, dentre as oito entidades do Trade Turístico, no Comitê Científico da pandemia”.

Segundo o presidente da Abrasel, Bruno Dória, o Estado de Alagoas liberou o funcionamento dos bares e restaurantes nos finais de semana. “Os sergipanos estão indo para Alagoas aproveitar e os comerciantes aqui estão sendo afetados. Tudo isso prejudica uma cadeia enorme, a exemplo dos criadores de camarão, das marisqueiras e pescadores”.

O empresário Harry Boersma afirmou que o faturamentos final de semana corresponde 80% do rendimento mensal. “Trabalhei durante a alta estação inteira, com fiscalização da vigilância sanitária, e fui bastante elogiado. Agora, no período de baixa estação, não posso abrir no final de semana, que corresponde a 80 do meu faturamento mensal. Está muito difícil trabalhar assim”, frisou.

Vereadores

O vereador Vinicius Porto se colocou à disposição para ser o interlocutor entre os comerciantes e o prefeito. “Ouvimos os empresários e líderes de classe para saber quais são seus maiores problemas para apresentar ao prefeito Edvaldo Nogueira estas sugestões, que tenho certeza que serão acatadas, porque o prefeito é sensível a causa, além de ser preocupado e apaixonado pelo turismo”, disse.

A vereadora Sheyla Galba, que também integra a Frente Parlamentar, comentou da importância da reunião. “É extremamente necessário é importante os vereadores ajudarem nesta causa. As pessoas estão precisando do emprego e o turismo é um grande gerador de emprego, além do lazer que proporciona e contribuem para a qualidade de vida”, afirmou.

O vereador Anderson de Tuca destacou os benefícios que o turismo traz para a cidade. “É uma gama de emprego que o turismo gera e nós, vereadores, estamos fazendo nosso papel, trabalhando para a reabertura e solicitar ao Estado e município que aumentem a fiscalização, exigindo o distanciamento e as medidas de segurança”.

O vereador Ricardo Vasconcelos destacou o papel da Frente Parlamentar. “A Frente tem ouvido os empresários da capital , sabemos que o momento exige medidas de contenção da pandemia, mas, temos que encontrar uma solução para os dois lados. Mais não podemos deixar de lado a preocupação com a economia, a saúde dos munícipes e a manutenção dos empregos”.