Finalistas do PJB participam de Sessão Ordinária na Câmara

por Leilane Coelho — publicado 29/08/2017 10h05, última modificação 29/08/2017 14h29
Finalistas do PJB participam de Sessão Ordinária na Câmara

Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 29, os finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2017, voltaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos vereadores. Durante a sessão, os quatro finalistas puderam utilizar a Tribuna para apresentar e falar sobre os projetos que são de própria autoria.

O primeiro a utilizar a tribuna foi Ninã Cardoso, aluna da Fundação Bradesco, 4ª colocada no PJB, que apresentou um Projeto Lei que trata sobre a orientação profissional. “O Projeto de Orientação Profissional é uma forma de orientar qual a melhor carreira seguir, para entender as habilidades referentes a cada profissão,  e assim podemos conquistar o melhor futuro profissional. O apoio da Escola é essencial nesse papel de orientação aos estudantes e é necessário também que os alunos, por meio do auxílio da escola, possam vivenciar e conhecer na prática a atuação e realidade de cada profissão”, disse Ninã.

O segundo colocado, Ariosvaldo Oliveira, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, apresentou aos vereadores de Aracaju uma moção de apelo que trata sobre a Avenida Euclides Figueiredo. “Solicito que haja celeridade ou acontecimento nas obras referentes à manutenção e ampliação da avenida Euclides Figueiredo em toda sua extensão. Os constantes alagamentos aumentam a proliferação de mosquitos, ou seja, não é apenas uma questão de mobilidade urbana, mas também de saúde pública”, frisou Ariosvaldo.

Já a estudante do 3º ano do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e 3º colocada no PJB, Daniella Moura, apresentou uma Indicação que cria o crematório público animal. Para Daniela, a implantação desta propositura é uma questão de saúde pública. “Eu gostaria de apresentar uma indicação que solicita a secretária Municipal da Saúde, Waneska Barboza, a instalação de um crematório público para animais em nossa cidade, a fim de que o descarte de corpos de animais mortos não se proceda de forma incorreta, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde da população. A cremação é a destinação mais ética e a única que não agride o meio ambiente”, explicou Daniella.

A primeira colocada e estudante do 2º ano do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Alexia das Graças, apresentou um Projeto de Lei que dispões sobre a criação de áreas de arborização próximas às indústrias. “Apresento-lhes o Projeto de Lei de minha autoria que dispõe sobre um plano de arborização para a vizinhança industrial. A poluição ambiental, nos dias atuais, têm sido crescente e vem acarretando desastres na natureza, como aquecimento global, alterações ambientais, sejam no clima, na fauna ou flora. A arborização próxima a indústrias é uma alternativa viável que contribuirá para a redução do efeito estufa e o desmatamento florestal”, frisou Alexia.

Estudantes visitam:

Ainda na manhã de hoje, vinte alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense acompanharam a Sessão Ordinária. O professor de Filosofia, Denilson, diz que o objetivo da visita é prestigiar um dos alunos classificados no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), além de mostrar o funcionamento da Casa aos estudantes.

“Trazer os alunos para cá para que eles conheçam o funcionamento da Câmara de Vereadores é um momento ímpar, pois eles podem ver na prática aquilo que a gente vê em sala de aula. Eu penso que essa aproximação entre escola e poder legislativo facilita de maneira mais ampla a compreensão, porque a gente aprende muito mais com os exemplos práticos do que com a teoria em papel”, afirmou Denilson.

A presidente do grêmio estudantil, Helen Neo, falou sobre a felicidade em conhecer o Parlamento de perto. “É a primeira vez que venho acompanhar uma sessão da Câmara e estou muito feliz. Aproveito para agradecer aos meus professores pela iniciativa de fazer essa aproximação entre estudantes e parlamento”, disse Helen.