Finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro visitam a Câmara

por Danilo Cardoso — publicado 27/08/2017 10h10, última modificação 28/08/2017 13h15
Finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro visitam a Câmara

Fotos: Gilton Rosas

Os quatros estudantes sergipanos finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2017, visitaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta segunda-feira, 28, guiados pelo assessor da Mesa Diretora da Casa, Elias Aureliano, e pela diretora de Comunicação, Alexandra Brito. Os jovens foram recebidos pelo vereador Américo de Deus (Rede), que presidiu nesta manhã, a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Bancário. Na CMA, os finalistas terão três dias de vivência parlamentar, participando das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Especiais, além de apresentarem seus projetos selecionados no processo. O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara Federal, sendo coordenado em Sergipe pela Secretaria Estadual de Educação.

Em Brasília, os 78 estudantes selecionados, dos 25 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, serão empossados como deputados jovens, tendo uma semana de experiência parlamentar no Congresso Federal. Apenas a aluna do curso técnico Química do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aléxia das Graças Paixão Carvalho, de 17 anos, irá à capital federal representar Sergipe.

Com a proposta de arborizar as áreas próximas das principais indústrias emissoras de gases poluentes, a estudante selecionada revelou que sua maior motivação foi a causa ambiental. “Tenho uma paixão pela área ambiental e pela preservação da natureza, para que a gente continue vivendo. Então pensei em criar um projeto que mude a nossa realidade com a natureza”, disse Aléxia.

Dando boas vindas aos estudantes, Américo de Deus, que está em seu primeiro mandato, falou sobre a vivência do dia a dia como parlamentar. "É muito importante que vocês tenham interesse pela política, para que possamos ter bons vereadores trabalhando pela população, acabando com essa imagem que todo político não presta", ressaltou.

A coordenadora Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Célia Gil, explicou todo o tramite para a escolha dos jovens. “A Secretaria de Educação fez divulgação nas escolas públicas para incentivar os estudantes apresentarem os projetos. A comissão escolheu os quatro melhores, enviou para a Câmara de Deputados e lá selecionaram o vencedor, que foi a estudante do IFS, Aléxia”.

Para a diretora de Comunicação da CMA, a visita é uma forma de motivar os jovens a participarem da política. “É Importante esta parceria entre CMA e SEED. Desde o primeiro momento o presidente Nitinho abraçou a ideia de trazer estes meninos para vivenciar o funcionamento da Câmara, como forma de incentivar o espírito de cidadania e estimulá-los a discutir os problemas de sua comunidade”, destacou Alexandra Brito.

O servidor da Casa, responsável por apresentar todos os setores aos estudantes, classificou como positiva a visita. “É muito importante para que a Câmara possa contribuir com a formação desta juventude, mostrando que política é uma coisa boa e que pode ser usado como instrumento de transformação da realidade”, finalizou Elias Aureliano.

Neste primeiro dia de visita, os quatro estudantes puderam conhecer os setores da Câmara e tirar dúvidas sobre o Legislativo. Nesta terça e quarta-feiras, eles estão participando da Sessão Ordinária, quando apresentarão proposituras e as defenderão em Plenário.

Os outros três estudantes selecionados foram a aluna do IFS Aracaju, Maria Daniella Moura da Silva; o estudante do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Ariosvaldo Oliveira Neto; o estudante da Fundação Bradesco de Propriá, Niña Victor Ferreira Cardoso.