Fetase ocupa Tribuna Livre para debater Marcha das Margaridas 2023
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) utilizou o espaço destinado à Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA, na manhã desta terça-feira, 30, para debater sobre o tema "Margaridas em marcha pela construção do Brasil e pelo bem viver".
Cleide Matias, coordenadora estadual da Marcha das Margaridas, fez um breve relato da história da Federação. “A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta. É um grande momento de mobilização, formulação e ações das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta, envolvendo também as mulheres da cidade”, disse a coordenadora.
A coordenadora da Marcha também reivindicou a falta de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais das classes. “Nós estamos caminhando para sétima edição da Marcha das Margaridas. Marchamos para construir um Brasil que conheça a diversidade da sua gente, que garanta os direitos fundamentais por meio de políticas públicas para o bem viver. Temos muita luta pela frente, lutamos pela desigualdade de classe”, frisou Cleide.
Na oportunidade, Cleide pediu o apoio da CMA para o deslocamento até Brasília. “Nosso maior desafio é a questão do transporte, não temos recursos suficientes. Temos a meta de 25 ônibus, precisamos de apoio. Pedimos o apoio dessa Casa Parlamentar para que a gente chegue até Brasília. Abracem essa causa, somem com a gente”, concluiu Cleide Matias.
Apartes
A vereadora Sonia Meire (Psol) salientou que a Marcha das Margaridas é um marco nacional. "Vir até a Câmara Municipal de Aracaju é muito importante, porque aqui é espelho para outras Câmaras, para que a Marcha das Margaridas tenha o apoio de outras Câmaras sergipanas. Não podemos sair das ruas, é preciso que a população continue na rua levando suas demandas e correndo atrás dos seus direitos”, enfatizou a vereadora.
O vereador Isac (PDT) ressaltou a importância histórica da marcha. “É um patrimônio do povo brasileiro, principalmente, das mulheres levar pautas de reivindicações, independentemente do governo, pautas do campo e da cidade, Queremos, humildemente, nessa Casa, contribuir. Contem com o nosso respeito e nossa solidariedade”, disse Isac.
A parlamentar Emília Corrêa (Patriota) destacou o protagonismo da mulher. “As mulheres precisam chegar no seu espaço, ter o seu devido protagonismo. Que a marcha tenha o sucesso que vocês desejam, vocês fazem a diferença”, disse a parlamentar.