Fábio pede engajamento da população para evitar casos de dengue, zika e chikungunya

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2019 14h06, última modificação 03/05/2019 14h06

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS) demonstrou preocupação com o grande número de casos de dengue, zika e chikungunya que vêm sendo registrados em todo o país. São mais de dois mil municípios em estado de alerta - de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e março deste ano, o índice de acometidos por essas doenças cresceu 339%.

“É algo assustador e que carece de uma atenção especial do poder do público e da própria população. Todos nós precisamos oferecer a nossa contribuição para que isso não se prolifere, causando danos maiores, inclusive mortes”, apelou Fábio.

Apesar de Aracaju aparecer com risco entre baixo e médio, segundo a Secretaria de Saúde, o vereador considera relevante que todos os cidadãos estejam engajados para que o risco não aumente. Para o parlamentar, o sinal de alerta deve estar sempre ligado.

“Precisamos olhar ao nosso redor e verificar a existência de pneus, vasilhames, entulhos, vasos de plantas, e tudo aquilo que pode acumular qualquer pouquinho de água e gerar riscos à saúde. Esse cuidado deve começar dentro de nossa casa”, explicou Meireles.

Fábio observou que, segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (Liraa) de 2019, há municípios sergipanos em risco e que precisam de um cuidado especial, sobretudo no que diz respeito à conscientização das pessoas.

De acordo com ele, todos devem assumir parte da responsabilidade para que essas doenças não alcancem níveis incontroláveis. “É importante frisar que o mosquito não escolhe a vítima e, portanto, todos nós temos que estar atentos, adotando os cuidados necessários e cobrando a quem está ao nosso redor para que faça o mesmo, de modo que não sejamos os próximos a serem acometidos”, salientou.